Novas medidas de controle e combate à pandemia foram apresentadas pelo comitê técnico da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) aos prefeitos da Serra na manhã deste sábado (21).O encontro, em Caxias do Sul, foi durante o I Fórum dos Prefeitos promovido pela associação. Pelo menos 36 chefes de executivos de municípios da Amesne e também da Associação de Municípios do Planalto (Ampla) e Associação dos Municípios da Serra (Amssera), que integram a Macroserra, se reuniram no Hotel Sky Samuara.
A programação começou ainda na noite de sexta-feira com um jantar de integração entre prefeitos. A abertura foi feita pelo presidente da Amense e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP), e pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB). Já na pauta deste sábado, além do enfrentamento à covid-19, também foram debatidos assuntos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Serra. O evento também abriu espaço para representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que falaram sobre o Hospital Geral, destacando as estruturas montadas para o enfrentamento à covid-19, ampliação do número de leitos, obras, além de ações previstas.
O cronograma seguiu com a participação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), representado pelo Diretor Executivo, Rudimar Caberlon. Ele destacou o trabalho realizado para auxiliar os municípios na obtenção de economias a partir da compra coletiva de materiais e serviços.
Durante a apresentação do Comitê Técnico da Amesne, a integrante Marijane Paese apresentou aos prefeitos dados da pandemia e abordou sugestões de mudanças de protocolos. Foi falado sobre o distanciamento de 1,5 metros para 1m em restaurantes, retorno do público em jogos profissionais, eventos com 15% de público ou com 50% com todos testados e um novo olhar aos eventos ao ar livre. Dos 34 prefeitos presentes no momento da votação, 30 foram favoráveis às mudanças que ainda vão ser avaliadas pelo governo do Estado. A previsão é que negociações para colocar medidas em prática comecem a partir da segunda-feira (23), mas isso ainda deve ser avaliado.
— Há questões que precisamos avançar em função do cenário favorável. Sabemos, por exemplo, que o esporte amador acontece sem fiscalização e de forma irregular nos municípios; no profissional não está tendo liberação. Com liberação é feita a fiscalização — explica Marijane.
Ela ressalta que os eventos regularizados e dentro das normas podem ajudar na identificação de novos casos:
— Precisamos retomar as atividades ao ar livre. Quanto mais eventos com a alternativa de testar, mais contribuímos com a busca ativa.
Feltrin afirma que, diariamente, a Amesne é procurada por diversos setores. Para ele, é necessário avançar em alguns em algumas áreas, sem, no entanto, descuidar das medidas de prevenção.
— Temos dúvidas com a variante Delta e estamos atentos e monitorando cada situação. Temos incentivado e pedido para os municípios aumentem a testagem — adianta.
O encerramento da programação do I Fórum dos Prefeitos foi com o advogado Gladimir Chiele, membro do Comitê Técnico e do setor jurídico da Amesne. Ele falou sobre a Corsan, a legalidade e o uso de recursos por parte dos municípios.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, avaliou o encontro como positivo e disse que, em relação ao novo protocolo de eventos sugerido, acredita que o mais fácil seja lidar com o limite de 15%:
— É mais fácil controlar os 15% do que os 50% testados.
O prefeito de Veranópoilis, Waldermar De Carli (PMDB), que é médico, se manifestou contra a liberação de público em jogos esportivos. Para ele, o maior problema é no entorno de onde ocorrem as partidas.
— Sou contra até que toda a população tenha a primeira dose. O principal problema é no entorno de estádios, é uma questão de comportamento mesmo — avalia ele.
Encontro com as primeiras-damas
Em paralelo ao ciclo de palestras aos prefeitos da Amesne, ocorreu também, neste sábado, uma programação especial para as mulheres dos administradores municipais. A organização foi liderada pelas primeiras-damas de Farroupilha e Caxias, Ariane Laura dos Santos Feltrin e Jussara Canali, respectivamente, e pela vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris.
O grupo acompanhou a palestra de Claudia Luciano, "Reconexão Feminina", que reforçou a importância do cuidado mental, psicológico e físico para o bom desenvolvimento pessoal e coletivo.
— Trocamos experiências, conhecimentos e falamos sobre a reconexão feminina e o papel da mulher na política. Nos bastidores, somos sempre nós que seguramos as pontas — disse Ariane.