O estoque de sangue do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) recebeu um importante reforço nos últimos dias. Isso porque 23 agentes penitenciários da Susepe lotados na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no distrito do Apanhador, foram até o local para doar sangue. Nos próximos dias, novos grupos de servidores penitenciários devem ir até o Hemocentro para fazer a doação de forma voluntária. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa realizada pelo Hemocs e pela casa prisional para captar novos doadores.
A ação, segundo o assistente social do Hemocs, Rafael Moreira, busca amenizar a queda no número de coletas de sangue observadas no inverno e também durante a pandemia.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade perdeu cerca de 150 doações mensais de residentes dos municípios entre 2020 e 2021. Para manter os estoques, são necessárias 1,2 mil coletas por mês, mas a média atual é de apenas 900. A unidade é referência para 49 municípios da região e para o abastecimento de sangue em 16 hospitais públicos.
— Menos doações significam redução nos repasses de sangue aos hospitais, gerando consequências como a não realização de procedimentos que não são considerados de urgência. Entramos em contato com a Susepe, que prontamente atendeu ao nosso chamado, mobilizamos as equipes, agendamos o atendimento e viabilizamos essa parceria que permite que mais doações sejam recebidas — explica Moreira.
Organizada também pelo vice-diretor da penitenciária, Roberto Leonardo Gonçalves, e pela psicóloga da unidade prisional, Luana Boeira, a força-tarefa dos agentes seguirá nas próximas semanas. Moreira lembra também que a ação faz parte de uma campanha do governo estadual para incentivar que servidores públicos auxiliem na manutenção dos estoques em patamares seguros.
Doar após a vacina
Vale ressaltar que quem fez a vacina contra a covid-19 também pode doar, basta observar o tempo de espera recomendado pelas fabricantes dos imunizantes. Quem fez as vacinas da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen deve esperar sete dias para realizar doação, enquanto quem recebeu a Coronavac deve aguardar 48 horas após a injeção. Também é necessário respeitar o intervalo de 48 horas após tomar a vacina da gripe.
Para evitar um grande fluxo de pessoas, atualmente as doações são agendadas pelo WhatsApp: (54) 98418-8487.
O Hemocentro fica localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e atende nos seguintes dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio-dia e, aos sábados, das 8h até às 12h.
Podem doar pessoas de 18 a 69 anos, com mais de 50 kg. No dia da coleta é necessário ter dormido bem e não estar em jejum, porém, deve-se ficar longe de alimentos gordurosos. É preciso levar um documento com foto no dia.