Não há mais previsão de neve para o Estado, mas, de acordo com a Somar Meteorologia, nesta sexta-feira (30), deve ocorrer o pico de frio da massa de ar polar que cruza pelo Rio Grande do Sul em direção ao norte do país.
Na Serra gaúcha, a expectativa é de temperaturas negativas em várias cidades. Entre elas, a mínima está sendo projetada para São José dos Ausentes, com -6ºC. Seguida de Cambará do Sul, com -4°C e Bom Jesus, com -3°C. Ainda entra nessa lista, Gramado, com -2ºC. Caxias do Sul deve registrar mínima de zero. Essas marcas devem ocorrer no começo da manhã, entre 6h e 7h.
E por que não veremos mais a neve? Porque não há umidade para precipitações. O tempo fica seco com sol, mas persiste o vento vindo do sul que deixa a sensação térmica ainda mais baixa, cerca de dois ou três graus a menos do que as temperaturas marcadas nos termômetros.
As máximas do dia devem ficar entre 10ºC e 15ºC na Serra, à tarde. No final de semana, o ar frio começa a perder força e as temperaturas começam a subir um pouco.
E o que esperar em agosto, que inicia no domingo? Segundo a Somar, o próximo mês não terá influência nem do El Niño, nem do La Niña. Agosto costuma ser o mês mais seco do ano no país, mas não tanto no Rio Grande do Sul. Em agosto ocorrerá a passagem de três frentes frias. Uma por volta do dia 10, outra na virada da quinzena e uma terceira na última semana do mês. Até o momento os modelos indicam que a primeira frente fria deve provocar mais chuva e a segunda deve trazer uma massa de ar frio mais intensa.
Por conta do avanço dessas massas de ar frio, agosto regsitrará menores temperaturas do que o normal em todo o Estado. Agosto vai deixar aquela sensação de que o frio não passa. Até o momento, não há previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que as registradas em julho, mas o frio vai ser mais duradouro.
As maiores chances de geada são nos primeiros dias do mês, ainda por conta dessa massa de ar frio que estamos vivendo e, depois, entre os dias 17 e 21 de agosto, tanto na Serra quanto em áreas da Campanha. Porém, dias antes da terceira frente fria as temperaturas se elevam bastante pelo Estado e vai ser o período mais quente do mês com máximas perto dos 30°C em algumas cidades, incluindo a Capital.