O termômetro da Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, marcava -1°C por volta das 7h30min desta quinta-feira (29). O cartão postal da cidade amanheceu com resquícios da neve registrada na noite de quarta-feira (28) e acabou virando motivo pra que muitas pessoas que passassem pelo local rumo ao trabalho, por exemplo, parassem para fazer registros.
A advogada e fotógrafa Miriam Cardoso de Souza, 59, que trabalha no Centro, não perdeu a oportunidade de fotografar os cenários ainda branquinhos desta manhã.
— Lembro da nevasca que teve em 2013, saí de madrugada aquela vez pra fotografar. Neve é sempre um espetáculo, não é sempre que temos então tem que aproveitar — conta a moradora do bairro São Pelegrino, que também saiu às ruas para registrar a neve na noite de quarta.
Além dos canteiros e calçadas, a neve também cobre nesta manhã carros que acabaram ficando desprotegidos durante a noite. Daniela Koslovski, 28, é motorista de aplicativo e precisou recorrer à técnica da água no para-brisa pra conseguir trabalhar a partir das 6h30min.
— Nunca tinha vivido o frio nessa proporção — relata Daniela, que mora no bairro Bela Vista, onde também houve forte incidência de neve na noite de quarta.
— À tarde eu ainda estava trabalhando quando caíram os primeiros flocos, fiquei um pouco receosa porque se neva mais forte, a gente não sabe muito bem como lidar no trânsito, não somos acostumados a isso. Mas à noite eu já estava em casa e fui pra rua aproveitar — conta a motorista.
Na Feira do Agricultor que ocorre quinzenalmente, às quintas feiras, no bairro Cinquentenário, o movimento baixo no início da manhã desta quinta. De acordo com os feirantes, menos da metade das bancas estavam abertas em função do frio.
Para Melania Vacari, 80, a temperatura abaixo de 0°C não foi empecilho para não comparecer à feira:
— Se não venho hoje fico sem e prefiro comprar aqui porque pego tudo mais fresquinho.
O acúmulo de neve que ainda restava nas calçadas foram o único vestígio de neve visto pela idosa, que foi dormir pouco antes das 20h de quarta-feira, mantendo sua rotina de acordar cedinho pela manhã.
— Hoje quando levantei por volta das 4h não tinha mais nada, mas parece que nevou bastante mesmo — observou.