Mais do que um abrigo com cobertor, um colchão e refeições quentes, os homens em situação de rua de Caxias do Sul encontram afeto e atenção no projeto Hospedagem Solidária, que é realizado pela Diocese de Caxias do Sul, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Pelo menos é assim que define Tiago dos Santos, 37 anos, que passará uma das noites mais frias do ano em uma das 85 camas preparadas especialmente para abrigar este público do frio do inverno caxiense.
— Eu venho pelo amor, nem tanto pela cama e pelo cobertor, mas claro que fazem a diferença. Principalmente o amor da dona Tere (Maria Teresinha Mandelli Grasselli, que coordena a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua), que é nossa mãe. É uma pessoa boa, que sai da casa dela para nos ajudar, dar um carinho para nós — diz o porto-alegrense Tiago, que vive em situação de rua há 17 anos.
Ele sabe bem como é conviver com o frio do inverno caxiense. Enrolado em um cobertor e vestido com touca e jaqueta, Tiago recorda os tempos em que morou em Porto Alegre:
— Lá a gente usava bermuda, chinelo e camiseta, mas aqui não tem como. O inverno é pior, a gente morre de frio — complementa.
Quem também estava no abrigo, esperando o início das atividades, era o caxiense Luciano Dal Sotto, 46 anos. Ao contrário de Tiago, ele diz que sofre mais no verão, mas reconhece a importância do abrigo para escapar das baixas temperaturas de Caxias:
— É um trabalho bem legal. É muito bonito ver as pessoas colaborando. No meu caso, eu tenho a saúde muito boa, até poderia ficar na rua, mas aqui tem o calor humano, faz a diferença — afirma Luciano, que é beneficiado com os trabalhos do projeto há três anos.
Além de Luciano e Tiago, a Hospedagem Solidária oferecerá abrigo para mais 83 homens em situação de rua. Nesta semana, as camas passaram de 35 para 85, diante da previsão de temperaturas negativas e neve para a madrugada desta quinta-feira (29).
O acolhimento inicia-se às 19h30min e segue até 20h30min. Ali, os homens em situação de rua têm acesso a jantar, café da manhã e toda a estrutura necessária para passar a noite de forma aquecida, longe do frio, de segunda a domingo, até 4 de setembro. O projeto oferece ainda atendimento médico e psicológico, além de fazer a triagem de pessoas com sintomas de covid-19 — nesses casos, a quarentena ocorre na Casa Irmã Dulce, para proteger os demais usuários do abrigo.
Promovida pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, a Hospedagem Solidária precisa da doação de cobertores de solteiro, calçados e jaquetas masculinas, além de arroz, extrato de tomate e pó para suco. As doações podem ser entregues diretamente no salão da paróquia de Lourdes, na rua Angelina Michielon, 936. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3222-1636.