Equipes técnicas da prefeitura de Gramado e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) vão construir um projeto para testar turistas na cidade. A decisão foi tomada em um reunião ocorrida nesta quarta-feira (21) em Porto Alegre. O objetivo é evitar a propagação de novas variantes do coronavírus na Serra, local que tem alto fluxo de turistas. Só Gramado, antes da pandemia, recebia uma média de 6 milhões de pessoas ao ano. Dois milhões apenas durante o período do Natal Luz.
A ação terá como base Gramado, primeira cidade do Estado a confirmar, nesta semana, dois casos da variante indiana delta e que também foi a primeira do Rio Grande do Sul a confirmar, em 12 de fevereiro deste ano, caso da variante P1, que surgiu em Manaus.
A ideia é fazer a testagem de visitantes na chegada ao município e acompanhamento das pessoas que se identificar necessário. Não há data prevista para início da ação. Os detalhes do projeto serão debatidos entre as equipes técnicas do governo estadual e da prefeitura.
O Estado também avalia a possibilidade de envio de doses extras à cidade da Região das Hortênsias. A secretaria estadual desenvolve um estudo para corrigir possíveis defasagens na distribuição de doses da vacina contra covid-19, e realizar remanejos que beneficiem municípios que tenham população maior do que as estimativas iniciais ou que vacinam muitas pessoas de fora do seu próprio território, como é o caso de Gramado e de outras cidades da Serra. O estudo será apresentado nos próximos dias em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
— Certamente neste segundo semestre, devemos receber mais visitantes de outros locais do país no Estado. Queremos que as cidades da Serra sejam locais seguros também em relação à prevenção da covid-19 — disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, comemorou a decisão do Estado.
— Fomos a Porto Alegre para solucionar o problema da falta de doses da vacina contra o coronavírus e junto com equipe técnica da Secretaria da Saúde viabilizamos um projeto inédito para o Estado, a testagem de turistas que visitaram Gramado e a Serra gaúcha no decorrer dos próximos meses — disse, por meio de nota.