A quinta-feira (1) é de movimento intenso nas principais ruas de Gramado, na Serra. Por volta das 10h30min, o famoso termômetro da Avenida Borges de Medeiros marcava 9°C, um frio menos congelante do que o registrado ao longo da semana na região. Na quarta-feira (30) a prefeitura de Gramado chegou a confirmar a incidência de neve e sensação térmica de -4°C, mas a Somar, mesmo confirmando o frio intenso, não registrou flocos de neve na cidade.
— Já me disseram que foi chuva congelada mas, pra mim, foi neve. Meu sonho sempre foi ver neve, acompanhei a previsão por três semanas antes de virmos e vou considerar como se tivesse sido mesmo — brinca a paulistana Tatiana Caetano Bigongiari, que está aproveitando o turismo da Serra desde segunda-feira (28) com o marido, Fábio Bigongiari.
A viagem realizada em comemoração aos seis anos de casamento tem sido proveitosa para eles. Além da "quase" neve, o casal também diz ter ficado satisfeito com passeios como o de Maria Fumaça, trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, feito no segundo dia de passeios pela região.
O frio dos últimos dias também fez a alegria de uma família que visita a cidade pra fugir do calor de Natal, no Rio Grande do Norte. Valéria Arboés, 47 anos, passeia nesta quinta-feira com o filho Guilherme Arboés e a sobrinha Caroline Arboéa, ambos de 14 anos.
— Na terça fomos no Snowland e estava mais quente lá dentro do que fora, porque não tinha vento. Mas é isso aí, a gente vem pra curtir o friozinho e torcendo pra ver neve — afirma a veterinária.
A semana seguirá fria na região, segundo a Somar Meteoreologia, mas sem chance de neve. Na sexta-feira (2), há previsão de geada em algumas cidades da Serra.