Sem registro oficial de temperatura por estação meteorológica, foi a sensação do frio na pele e a marcação em celulares que valeu para os moradores de Gramado e turistas que visitam a cidade descreverem a manhã desta sexta-feira (30) como gelada. Além disso, campos, gramados e qualquer superfície que estivesse ao ar livre amanheceu branquinha de geada. A Somar havia adiantado e acabou confirmando que o pico do frio da massa de ar polar que cruza pelo Estado foi mesmo nesta sexta-feira.
Mesmo com céu sem nuvens e sol presente, ainda era possível ver camadas de gelo sobre a grama e plantas dos canteiros em alguns pontos da cidade por volta das 8h30min.
Hebert Verçosa, 40 anos, técnico mecatrônico, e a esposa Elisângela Verçosa, 39, administradora, deixaram Manaus, no Amazonas, para rever Gramado. Eles chegaram na última segunda-feira e ficam na cidade até este sábado (31). Já tinham vindo outras duas vezes, mas é a primeira experiência no inverno e com neve, que caiu na quarta-feira.
— Foi mágico. Estou muito feliz — disse Elisângela.
O casal conta que o objetivo era mesmo vir no período de frio, mas não estavam preparados para temperaturas tão baixas e tiveram que comprar agasalhos, toucas e luvas.
— Foi maravilhoso ter tido essa oportunidade de estar aqui nesse dia e ter conseguido pegar a neve — completou Herbert, afirmando que os registros, claro, foram para as redes sociais.
Sensação parecida de surpresa em relação ao frio vive o casal Leomarcos Lourenço, 42, motorista, e Cristina Lourenço, 41, pedagoga. Eles chegaram a Gramado nesta quinta-feira. Leomarcos disse que para passar a experiência à família que ficou em Sete Lagoas em Minas Gerais, onde moram, gostaria de colocar o frio em um saquinho e levar, se fosse possível conservar a temperatura baixa.
— Viemos pegar a temporada de frio e comemorar aniversário de casamento. Vinte e três anos amanhã (sábado). O frio está demais, mas preferimos o frio ao calor porque comemos e dormimos melhor. É mais aconchegante — contou Leomarcos.
Eles vão ficar seis dias na cidade para conhecer os seus encantos.
— Quando se abre a porta, sente um frio, gelado. Nossa senhora! — completa Cristina.
A previsão, segundo a Somar Mereorologia, é que o frio perca força no final de semana e as temperaturas aumentem um pouco.