Interrompido por conta da morte da mãe da candidata Bruna Mallmann, a Festa da Uva anunciou, na terça-feira, a nova data para a realização do concurso de escolha da rainha e das princesas. Ele será realizado no dia 22 de julho, uma quinta-feira. Segundo a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon, a decisão levou em conta a agenda da Universidade de Caxias do Sul (UCS), já que o evento será no UCS Teatro, em Caxias do Sul.
De acordo com Sandra, a universidade está com formaturas já planejadas há mais tempo e a UCS teria oferecido outra data, mas apenas no mês de setembro, o que foi descartado pela organização. A presidente admite que o Conselho da Comissão Comunitária chegou a pensar em outro local, mas optou pelo UCS Teatro por conta da estrutura.
— Foi uma decisão difícil, mas entendemos que precisamos encerrar esse ciclo e necessitamos de um novo trio para dar continuidade aos projetos. Deixar para setembro seria um período muito longo. Precisamos agora pensar na pré-festa. Como o evento é híbrido, a quinta-feira não traz tanta dificuldade para organizar a transmissão online e de toda a estrutura necessária. O evento é único e singular independente do dia em que aconteça. Não creio que vá diminuir o brilho — explica.
Conforme a presidente, a organização foi questionada por escolher o mesmo local onde aconteceu a fatalidade.
— Independente disto, a lembrança vai acontecer. As pessoas terão esse sentimento — cita, dizendo que outros estabelecimentos foram cogitados, mas havia dificuldade com o aporte à transmissão.
Sandra diz que a organização ainda avalia a realização de testes para covid-19. Na última vez, os participantes passaram por exames no dia anterior ou no próprio dia do evento e as candidatas com uma semana de antecedência.
Sobre a manutenção de uma ambulância no local, Sandra diz não ver necessidade:
— Vamos manter o protocolo de acordo com a quantidade de pessoas, o que não precisaria. Atenderemos aos protocolos de acordo com o que está estabelecido.
Caxias do Sul não possui decreto específico para regulamentar a exigência de ambulância em eventos.
Bruna avalia continuidade de participação na Festa
Após sofrer a perda da mãe no dia em que concorreu à rainha, Bruna Mallmann, 29, ainda está avaliando se seguirá na disputa. De acordo com Sandra, a Festa da Uva entende que ela está participando por não ter informado desistência, mas que respeita o tempo que ela precisar para tomar qualquer decisão.
— Entendemos que esse é um momento que nunca vivemos dentro da Festa então temos que respeitar. Ela (Bruna) terá a decisão, seja qual for, apoiada pela família dela e por nós da comissão — ressalta.