A quarta-feira (28) foi de amanhecer gelado na maior cidade da Serra, assim como na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. A temperatura em Caxias do Sul chegou a -1,5°C, às 6h, segundo a Somar Meteorologia. A previsão é de que a máxima não passe dos 9°C durante a tarde. Ainda de acordo com a Somar, a possibilidade de ocorrer neve ou chuva congelada na cidade não é descartada para a noite desta quarta-feira.
Às 6h55min, a auxiliar de infraestrutura Ines Poleto, 56 anos, registrava sua selfie no termômetro instalado na Praça Dante Alighieri. O aparelho marcava 0°C.
— Saí cedinho para trabalhar, mas até achava que a sensação seria de mais frio — contou enquanto caminhava pela Rua Sinimbu com destino ao trabalho, na Rua Alfredo Chaves.
Além de Inês, a coletora da Codeca Elisete Jesus da Silva, 37, chamava a atenção por estar totalmente encasacada. Com jaquetas, touca e capuz, ela se preparava para iniciar a jornada acompanhada do frio.
— Acordei às 5h30min, saí do bairro Cruzeiro e vim até o Centro para trabalhar. Me enchi de roupa e acho que a sensação está de muito mais frio — contou Elisete, explicando ainda que a quantidade de roupa necessária acaba atrapalhando os movimentos necessários para a coleta de lixo.
Acolhimento do salão da igreja de Lourdes
O frio desta quarta-feira movimentou ainda mais o trabalho feito pelo programa Hospedagem Solidária. No salão da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, 36 pessoas em situação de rua dormiram no espaço nesta noite, que é cuidado por voluntários, e resultado de uma parceria da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua com a Fundação de Assistência Social (FAS).
O vigário da paróquia, padre Daniel Zatti, diz que houve preocupação em aumentar o número de lugares para acolher as pessoas nesses dias em que a previsão aponta para temperaturas geladas. A capacidade do salão é de 35 vagas, mas foram ampliadas para 85 nesta semana.
— Nesta noite 36 moradores foram acolhidos e trabalhamos com a possibilidade de que na próxima (de quarta para quinta-feira) esse número aumente porque muitos estavam desavisados dessa onda de frio — disse.
De acordo com Zatti, a entrada do público é feita durante a noite com apoio da Guarda Municipal e voluntários da área da saúde, que conferem temperatura e sintomas de covid-19. Outros voluntários vão até o local por volta das 6h para servir o café da manhã.