Caxias do Sul é o 34º dos 49 municípios da região a aderir ao programa Saúde com Agente, do governo federal, para formação técnica de agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE). A participação da maior cidade da Serra ocorreu na tarde desta quarta-feira (30) e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã de quinta-feira (1). O programa do Ministério da Saúde (MS) tinha prazo para adesão até maio, mas foi prorrogado até 2 de julho e deve ser formalizado por meio de um termo enviado via sistema eletrônico. Além de capacitar os agentes, o MS pretende fortalecer a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde.
O curso tem carga horária mínima de 1,2 mil horas em formato híbrido, parte presencial e parte online. O Ministério da Saúde é responsável por capacitar os profissionais para atuarem como preceptores dos agentes. Também repassa recursos para que os municípios adquiram equipamentos necessários para a formação, como verificadores de pressão e de glicose, além de uma espécie de bolsa aos preceptores.
Aos municípios cabe disponibilizar o espaço para a implementação do programa, selecionar e indicar os profissionais para exercerem atividades de preceptoria e comprar os equipamentos para o curso com os recursos destinados.
A formação habilita os profissionais a realizarem ações como aferição da pressão arterial e de temperatura corporal e teste de glicemia junto aos usuários.
De acordo com a SMS, a partir da adesão, serão realizados os encaminhamentos para atender o edital do programa, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.