A passagem de veículos nos dois sentidos entre os quilômetros 225 e 232 da RSC-453, em São Francisco de Paula, foi liberada por volta das 10h30min desta quinta-feira (29). O trecho havia sido bloqueado nos dois sentidos no início da manhã porque a neve que caiu na tarde e noite de quarta-feira (29) deixou a rodovia escorregadia, com risco de acidentes.
Conforme o comandante do 3º BRBM, major Leandro Arbogast, é possível que o trecho volte a ser interrompido conforme o andamento dos serviços efetuados pela equipe, que retira gelo da pista.
— Está liberado com baixa velocidade porque temos viatura de comboios regulando a velocidade. A pista continua molhada. Em alguns trechos podem ter ainda lâminas de água congelada, Por isso seguimos com o alerta— afirma.
Mais de 40 quilos de sal derramados
Para que a pista fosse liberada, foram colocados cerca de 40 quilos de sal - cloreto de sódio, na pista.
— Isso auxilia no degelo. Faz com que o processo de descongelamento seja mais rápido — disse Arbogast.
O procedimento com uso do sal é chamado de crioscopia, conforme explica a professora de Química das redes estadual e municipal de Caxias do Sul, Valquiria Risson:
— Como a neve se forma pelo congelamento da água, que é considerada o solvente universal, toda vez que se acrescenta um soluto (sal neste caso) forma-se uma solução. A temperatura de congelamento da solução é sempre mais baixa que o de qualquer solvente. Assim, a neve derrete mais rapidamente — explica.