Valem a partir desta quarta-feira (02) as novas medidas restritivas impostas em Veranópolis. As regras foram anunciadas por meio de uma coletiva de imprensa na terça-feira (01). O prefeito Waldemar De Carli explica que o motivo da decisão foi o número expressivo de casos confirmados de covid-19 na cidade.
— Com a perspectiva de que 10% desses novos casos pode se transformar em internação hospitalar e, o hospital já está cheio, resolvemos restringir durante oito, dez dias. O motivo é a sobrecarga do sistema se saúde. Estávamos com apenas dois leitos disponíveis , hoje são cinco. O número de casos novos assusta, porque tivemos quase 100 em dois dias, e isso nunca aconteceu em Veranópolis, nem na pior fase — explica De Carli.
Dentre as determinações válidas até o dia 14 de junho, está o horário de fechamento de bares que agora é às 18h, durante a semana. No sábado, eles podem ficar abertos até as 13h e o funcionamento retorna na segunda-feira. Já os restaurantes podem atender até as 22h. O comércio pode funcionar até as 18h e não pode abrir no sábado à tarde. Eventos e esportes coletivos também estão proibidos e os clubes sociais só podem aceitar público para caminhadas. As igrejas devem permanecer fechadas na cidade.
Nos mercados e academias haverá limitação de uma pessoa por 16 metros quadrados. Segundo explica a prefeitura, as empresas foram orientadas a intensificar as medidas sanitárias e devem comunicar os casos suspeitos à secretária de Saúde. As escolas podem continuar abertas, até o momento três salas foram interditadas por conta de casos de covid-19, mas todas as instituições estão abertas. Os profissionais da Educação Infantil já foram vacinados e iniciou nesta quarta-feira (02) a imunização dos profissionais do Ensino Fundamental. A previsão é finalizar esta etapa até sexta-feira (04).
O prefeito salienta ainda que as restrições são inegociáveis, quem não cumprir as regras será multado e em casos de desobediência os estabelecimentos serão fechados. O novo decreto vai ser publicado no final da tarde desta quarta-feira (02).
A cidade já teve 3.409 casos confirmados de covid-19, destes 3.165 estão recuperados, 206 estão ativos e 46 pessoas morreram devido à doença. Os dados são da última atualização da Secretaria de Saúde, na terça-feira (01).