“Tia do bar no La Salle Caxias”. Era assim que Maria de Lourdes Mallmann se apresentava em seu perfil no Instagram. A atendente, que morreu na noite de sábado, vítima de um mal súbito logo após o desfile da filha, Bruna, na escolha da Rainha da Festa da Uva, trabalhou por 20 anos na escola, formando amizade com diferentes gerações de alunos, professores e funcionários. Na tarde deste domingo, a supervisora administrativa do La Salle, Patrícia Dall Oglio, foi a responsável por levar à cerimônia de despedida uma mensagem de conforto à família.
- Era uma pessoa que se destacava pelo carisma. Pude conviver com a Lourdes nos 14 anos em que trabalho na escola e não lembro de ter visto ela brigar com alguém, ou estar de mau humor. O que vou lembrar para sempre é a lembrança de uma pessoa muito bondosa - comenta Patrícia.
A supervisora destaca também o cuidado que “tia Ude”, como era chamada pelos amigos, tinha com as crianças.
- Ela era aquela tia do bar que todos aprendem a amar, porque com ela “não tem tempo ruim”. Se uma criança quisesse um lanche e não tivesse dinheiro na hora, ela nunca se negava a vender fiado. A mesma coisa se fosse algum funcionário. Era muito preocupada e dedicada. Embora seja um dia muito triste, foi bonito poder ver no velório pessoas que a conheceram quando foram nossos alunos, e que hoje os seus filhos são alunos e nutrem o mesmo carinho por ela. É uma perda irreparável - lamenta.
Uma amostra do carinho que a comunidade lassalista tinha por Lourdes foi dada no post de luto do Colégio La Salle no Facebook, que teve mais de uma centena de respostas, em maioria de pais e mães de alunos::
“Pessoa de extrema simpatia e alegria. Tratava todas as crianças como uma mãezona”, escreveu Marcelo Taveira.
“Que Deus te receba de braços abertos com toda alegria e carinho que sempre teve com nossas crianças!”, comentou Cristieli Passos.
Maria de Lourdes, 63, era mãe de três mulheres, Bruna, Kamila e Patrícia, e era casada com Carlos Alberto Mallmann. Além de trabalhar no La Salle, recentemente ela havia lançado uma marca de roupas em tricot junto com a irmã, Terezinha. A despedida ocorreu às 16h, no Memorial Crematório São José.