Iniciado no dia 31 de maio, o Projeto Vigilância de Fronteiras permite aos caminhoneiros que atravessam as fronteiras com Argentina e Chile possam realizar testes para COVID-19 no Rio Grande do Sul. Na Serra gaúcha, três municípios participam como pontos de coleta: Bento Gonçalves, São Marcos e Vacaria. O atendimento é gratuito.
Entretanto, um levantamento mostra que, das três cidades, apenas Vacaria registrou procura. Desde que o projeto iniciou, oito caminhoneiros foram testados, sendo que um deles estava positivado para a covid-19. Por outro lado, nas cidades de Bento Gonçalves e São Marcos nenhum motorista procurou o serviço.
Os municípios foram selecionados por estarem localizados próximos a rotas de viagem que levam ao Chile e Argentina. Outras cidades, como Passo Fundo, Uruguaiana, Canoas, Cachoeirinha e Osório também estão envolvidas.
Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC) para provar que irá atravessar a fronteira do país. Depois de coletar amostras para o exame, com o cotonete nasal, e mediante o resultado negativo para o vírus, o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira.
Para agilizar o processo, as amostras são levadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) para a avaliação, e rodadas com prioridade, para cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado. A testagem para detecção do coronavírus em caminhoneiros é uma exigência adotada pelos países vizinhos.
Os insumos para os exames serão repassados pelo Ministério da Saúde e a ação foi organizada pela Secretaria de Saúde do RS, em conjunto com as prefeituras dos municípios. Além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), também integram a operação o Exército Brasileiro e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Confira os pontos de coleta no estado:
- Bento Gonçalves: Atendimento Covid-19 Rua Goiânia, 590 Bairro Botafogo
- Cachoeirinha: Unidade Décio Martins Costa
- Canoas: Centro de Testagem- Praça do Avião
- Osório: BR 101, km 83,2. Unidade Operacional da PRF de Osório
- Passo Fundo: BR 285, km 292. Unidade Operacional da PRF de Passo Fundo
- São Marcos: Unidade de Síndrome Gripal, nº 420 Bairro Francisco Doncatto
- Unidade Operacional PRF Porto Alegre: BR 290, km 92
- Uruguaiana: BR 290, km 725. Ponto de referência: Complexo Aduaneiro
- Vacaria: BR 116, km 36. Unidade Operacional da PRF de Vacaria