Nem milhares de pessoas vibrando nas arquibancadas, nem as costumeiras seis horas de duração, nem show nacional. A versão pandêmica da escolha das soberanas da Festa da Uva, neste sábado, assume um novo formato em que as 12 candidatas serão as estrelas da noite, ao desfilarem na passarela do UCS Teatro para nove jurados e uma plateia restrita a 180 convidados, sob o olhar das câmeras que irão transmitir o evento para uma audiência remota.
As candidatas (clique para ler o perfil):
Bianca Fabro Ott
Bruna Mallmann
Débora Scopel Moreira
Larissa Binsfeld Lautert
Luana Bonamigo
Manuela Visoná Brogliato
Pricila Zanol
Sabrina Valar Feronatto
Sara Garbin Pereira
Thaís Marcon
Vanessa Mazzochi
Vitória Bordin
Marcado para as 20h, o evento que irá coroar a Rainha e as duas princesas da 33ª Festa, marcada para fevereiro do ano que vem, encerra o mais longo pré-concurso já realizado: foram 15 meses de atividades virtuais, porém de aprendizado sobre história, enologia, etiqueta e outros conhecimentos para o trio que será o rosto do evento mais tradicional de Caxias. E, embora apesar de muitas surpresas estarem guardadas a sete chaves, inclusive a premiação para as vencedoras, uma das certezas que se pode ter é que essa longa trajetória será valorizada.
– Vamos fazer muito uso do telão, com retrospectiva mostrando como foi o pré-concurso. É importante que a sociedade saiba todo o esforço feito e tudo o que as meninas passaram, desde março do ano passado, para chegar a esse momento. Também haverá vídeos com falas das candidatas dirigidas à comunidade e um momento de homenagens preparadas pelas entidades que elas representam – antecipa a diretora da Comissão Social da Festa da Uva, Fabiana Bressanelli Koch.
DISCURSOS E “KIT-CONVITE”
Fabiana, que exerceu o reinado na edição de 2000, deve fazer um dos poucos discursos da noite. Além dela, estão previstas falas da presidente da Comissão Comunitária, Sandra Randon, do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e do trio atual de soberanas, rainha Maiara Perottoni e princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer. Os discursos devem ser breves, de acordo com a nova dinâmica do evento, que não deve ultrapassar as duas horas e meia previstas. A intenção é que a nova Rainha e as duas princesas sejam conhecidas, pontualmente, às 22h30min.
A presidente da Comissão Comunitária, Sandra Randon, quer compensar a falta do calor das torcidas com emoção, tanto para quem vivenciar o evento nas poltronas quanto para o público de casa. Se em anos anteriores a lista de convidados era robusta, incluindo ex-
prefeitos, secretários, vereadores, ex-rainhas e ex-presidentes da Festa, este ano a saída para contemplar personalidades foi entregando um mimo típico da região para convidar a prestigiar o desfile remotamente.
– Nós criamos o que apelidamos de “kit-convite” para que todas essas pessoas se sintam conectadas conosco, assistindo o desfile de suas casas e degustando um bom vinho da região. Tivemos vinícolas parceiras que fizeram a doação e agregaram para que esse momento seja ainda mais especial – destacou Sandra, em entrevista ao Gaúcha Hoje de sexta-feira, na Rádio Gaúcha Serra.
A exemplo de Fabiana Koch, Sandra ressalta o protagonismo das candidatas, que irão viver uma noite que já nasce histórica em suas vidas. Para que o desfile possa ser feito sem máscara, elas fizeram dois testes para covid-19, bem como toda a equipe envolvida também foi testada.
– As meninas estão muito preparadas, os vestidos estão lindos, os bordados, cada detalhe. Elas vão emprestar o seu olhar, a sua experiência de vida, a sua sensibilidade, o seu carinho pela Festa e pela cidade, e é justo que possam exibir o seu sorriso com toda a segurança possível. Tenho certeza que será uma noite gloriosa, para ficar marcada na nossa memória.
Os jurados
Nove pessoas influentes na sociedade caxiense foram convidadas para formar o corpo de jurados do concurso de escolha das soberanas da 33ª Festa da Uva. Além de um número reduzido em relação a última edição, que teve 11 componentes, foram escolhidos apenas moradores de Caxias, para evitar maiores deslocamentos e assim ter mais segurança quanto aos protocolos sanitários.
Além de avaliar o desfile, no sábado à tarde os jurados farão uma entrevista com as candidatas e, depois, participarão com elas de um coquetel, que também servirá como parte da avaliação.
Confira o júri:
Charles Tonet: jornalista, editor e empresário.
Lisana Bertussi: professora universitária aposentada, escritora, princesa da Festa da Uva de 1969.
Anderson Salvador: colunista social, cerimonialista e organizador de eventos.
Manoel Valente Figueiredo Neto: jurista e escritor. Registrador de imóveis de Caxias do Sul e professor no doutorado e mestrado em Direito da UCS.
Cristiane Carvalho Manosso: consultora de imagem e estilo pessoal.
Izabel Petteffi Basso: estilista e empresária.
Elisabeth Chedid Lisboa Corso: médica dermatologista.
Lucas Lermen: fotógrafo e professor de fotografia.
Enio Martins: turismólogo e atual secretário de Turismo de Caxias do Sul.
A voz da noite
Além das candidatas, a única pessoa que estará sem máscara é o tenor Giovanni Marquezelli. O cantor paulista, radicado em Flores da Cunha, será o responsável por interpretar, acompanhado do piano de Wagner Maciel, as canções escolhidas pelas candidatas para o momento dos seus desfiles. Marquezelli também irá se apresentar durante o desfile coletivo e fará um pocket show no intervalo, momento em que os jurados se reúnem para definir a vencedora. O repertório, conforme o tenor antecipou à coluna 3por4, terá clássicos imortalizados pelas vozes de Luciano Pavarotti, Eros Ramazzotti e Renato Russo.
Como acompanhar
É possível acompanhar a transmissão ao vivo, em vídeo, pelas redes sociais da Bitcom TV:/bitcomtv no Facebook ou @bitcomtvoficial no Instagram. Outra opção é o aplicativo MyBit.
z A Rádio Gaúcha Serra também transmite ao vivo, pelo 102.7 FM, pelo player da Gaúcha Serra em GZH, e também pelo site do Pioneiro em gzh.com.br.