O município de Farroupilha publicou, na sexta-feira (4), o decreto em que adota as medidas estabelecidas regionalmente para conter o avanço do coronavírus. O documento prevê cinco ações de combate à pandemia e foi definido pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), cujo o presidente é o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin.
Entre as medidas, estão o isolamento das áreas públicas de lazer com fechamento de praças e brinquedos e o fechamento para novos clientes dos restaurantes às 22h, mas com possibilidade de manter o serviço para quem está em consumo até 23h59min. Além disso, a prefeitura decidiu proibir shows com música ao vivo e limitar a 100 pessoas a quantidade de público em eventos, que precisarão de autorização do Comitê Técnico Regional da Serra.
As ações incluem ainda uma parceria entre o poder público e o setor privado para testagem de trabalhadores, mas não estabelece como isso será feito. Também está previsto o monitoramento de pacientes isolados para evitar internações tardias e garantir o cumprimento das orientações. A meta é fazer a checagem junto a 10% do total de contaminados diariamente. Além disso, tem previsão de uma campanha de conscientização sobre os protocolos do Sistema 3As e a fiscalização das medidas de segurança sanitária.