Iniciou quarta-feira (9) a testagem gratuita aos empregados do comércio em Farroupilha. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do município, a empresa Pró Saúde e entidades como Sindilojas, CIC e CDL.
Segundo informações do Sindilojas, os agendamentos esgotaram em poucas horas e, ao todo, serão testadas 250 pessoas. A ação segue até a próxima terça-feira (15) e a entidade estuda realizar uma nova ação, pois cerca de 200 pessoas ficaram em lista de espera.
A testagem foi prevista em decreto municipal editado na última sexta-feira (4) e busca mapear os positivados e alertar a população sobre a necessidade de se manter as medidas sanitárias de contenção do coronavírus. A ação também é uma medida tomada após o Estado alertar para a piora da pandemia na região. Para o presidente do Sindilojas, Sergio Luiz Rossi é preciso que o maior número possível de funcionários da área participe da ação.
— Precisamos que todos, dentro do possível, façam os testes. Isso vai ajudar a mostrar que a contaminação não está no comércio, está no lazer e nas aglomerações. Os testes vão mostrar isso com certeza — destaca Rossi.
Por outro lado, Rossi destaca que a testagem não é um passe livre para abandonar os cuidados e que é preciso cautela, pois ainda estamos no meio de uma pandemia.
— Uma vez que todos fizerem os testes, temos que cuidar mantendo todos os cuidados, inclusive quem já vacinou, como eu, porque a testagem não quer dizer que se você deu negativo está liberado para ir pro bar ou não usar máscara — ressalta.
"Acho que o vilão não é o comércio"
A comerciante Loiva Inês Lotti, 52 anos, vai no mesmo sentido. Para ela, a testagem irá ajudar a localizar os positivados e a mostrar que os cuidados ainda são necessários.
— Eu acho que o comércio não é o vilão. É importante testar e realizar o que precisar, mas temos que manter todos os cuidados e continuar trabalhando porque se não como vamos nos sustentar? — questiona Loiva.
O teste que está sendo aplicado é o antígeno, em que se coleta o material do nariz por meio do cotonete e cujo resultado sai ainda no mesmo dia. É importante levar documento com foto e comprovante que ateste a função no setor do comércio.