Começa nesta semana a reforma na Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Cavinato, no bairro Cidade Nova, em Caxias do Sul. A instituição reivindica melhorias desde 2018, quando a escola começou a apresentar problemas estruturais, como rachaduras na parede, infiltração, goteiras que prejudicaram a parte elétrica e banheiros deteriorados.
A reforma parcial e emergencial vai abranger as paredes que estão cedendo e comprometendo a estrutura do prédio. Além disso, também será feita a revisão do telhado e reforma de quatro jogos de banheiros, segundo a prefeitura. A principal necessidade da instituição, segundo a diretora da escola, Eroni Vieira de Lemos, é realmente a questão das paredes. Ela explica que as rachaduras da fachada norte aumentaram muito nos últimos anos. Em 2019, o prédio chegou a ser interditado em função do problema. A escola tem 535 alunos do 1º ao 9º ano.
— O nosso prédio já tem 30 anos e nunca tivemos uma reforma significativa. A escola sempre foi sendo conservada com a pequena verba que recebe do município, nunca foi possível fazer uma reforma maior. É fundamental ter um ambiente adequado para a aprendizagem dos estudantes — diz Eroni, que espera que a escola possa passar, em breve, por uma reforma mais completa, incluindo a ampliação do prédio.
A reforma, até a manhã desta terça-feira (22), não havia começado, e a empresa tem 180 dias para concluí-la. O investimento do município será de cerca de R$ 506 mil.