Os alunos da rede municipal de Caxias do Sul terão à disposição uma biblioteca digital. O anúncio foi feito na sexta-feira (18), durante assinatura do contrato para implantação de plataformas de leitura. O investimento é de R$ 2.605.920 por um ano e o serviço será oferecido pelas empresas Árvore de Livros e Elefante Letrado.
Uma biblioteca digital estará disponível 24 horas, sem filas para escolher determinado livro. O software também permitirá aos educadores acompanhamento dos alunos e seu comportamento como leitor.
A secretária de Educação, Sandra Negrini, destacou a facilidade que o acervo online trará para os estudantes. A educadora afirma que o acesso a uma biblioteca digital não invalida a importância de uma estrutura em espaço físico.
— Ao contrário, ter este acesso digital incrementa o interesse e acesso pelos livros. (A aquisição) foi pensada em razão da pandemia (de coronavírus), mas também da ampliação das necessidades de aprendizado para além da escola. Além dos livros, há diversas atividades disponíveis (nos aplicativos) — afirma.
A Árvore de Livre oferta mais de 30 mil obras digitais em um aplicativo disponível para celular, tablet e computadores. A plataforma é compatível com os sistemas operacionais Android, a partir da versão 4.1, e iOS, a partir do 9.0. No aplicativo, o estudante poderá baixar até 10 livros para ler de forma offline.
— Não é dedicado só à criança, o que queremos impactar é a família toda. As pesquisas mostram que há um impacto significativo no hábito de leitura de todos da casa. Uma criança de 10 anos que acessa jornais ou revistas, provavelmente são os pais ou um irmão mais velho. É um programa que apoia o hábito de leitura da família inteira — exalta a secretária municipal.
Esta possibilidade de maior interação com pais e responsáveis é vista como positiva para estimular o gosto da leitura nos jovens. Até então, o aluno só tinha acesso ao acervo na biblioteca da escola.
— Pode ter até uma oferta parecida, mas fica limitado. O estudante vai pegar um título que desperta o seu interesse na hora. Na biblioteca digital, pode explorar muita mais a procura de obras do seu gosto. Até os pais podem ajudar na escolha destas obras — explica Sandra.
Já a plataforma de leitura digital Elefante Letrado possui acervo de literatura infantil, com variados gêneros textuais de diversos autores. Além disso, permite a gravação da leitura dos estudantes. O acervo deverá ser organizado na plataforma por classificação que atenda aos diferentes níveis de desenvolvimento de alunos do 1º ao 5º ano.
A assinatura dos contratos teve a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), que afirmou que saúde e educação são áreas prioritárias para o seu governo. A vice-prefeita, Paula Ioris, destacou que proporcionar o acesso à educação é uma forma de diminuir a desigualdade nas próximas gerações.
A implementação e customização da plataforma deve ocorrer em até 30 dias. De acordo com a prefeitura, o serviço contém livros de todas as categorias, literatura e publicações de jornais e revistas. O acervo estará disponível para todas as faixas etárias de estudantes.