Nesta terça-feira (18), a prefeitura de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, decidiu apertar ainda mais o cerco no combate à pandemia de covid-19. Depois do decreto assinado na segunda, novas normas restritivas foram determinadas nesta manhã.
Ginásios e academias estão proibidos de funcionar por pelo menos 15 dias. Além disso, está proibido o consumo em lojas de conveniência de postos de combustíveis e restaurantes só podem operar com 30% da capacidade e até as 22h. A prefeitura ainda busca profissionais para ampliar o atendimento na Unidade de Saúde Central, com implantação de um turno à noite, das 18h às 22h, e para reforçar a equipe da noite na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas. Atualmente, a UPA tem 18 internados quando a capacidade é para sete pacientes.
— Já solicitei à empresa que presta serviço médico para nós para que ela viabilize esses profissionais para que possamos aumentar nosso atendimento — declarou o secretário de Saúde do município, Silvandro Fonseca.
A cidade teve um aumento do número de contaminados por coronavírus nos últimos dias e o total passa dos 6,3 mil, cerca de 10% da população. O município ainda enfrenta superlotação da UTI no Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A perspectiva não é boa segundo a direção da instituição. Isso porque a estimativa é que 10% das pessoas em isolamento domiciliar evoluem para uma internação hospitalar. Nesta segunda, eram 1.025 moradores nessa condição.
— Notamos que nossa capacidade de atendimento está sendo voltada para uma doença só e as demais estão se acumulando. Isso também é uma preocupação — disse o diretor técnico do hospital, Jonatas Accioly Filho, citando que os procedimentos eletivos seguem praticamente suspensos.
O hospital tenta transferência de pacientes, mas não tem conseguido. Inclusive, informou ter recebido um paciente de outra região mesmo estando com vaga zero.
A situação da cidade fez com que a 23ª Coordenadoria Regional de Educação suspendesse as aulas presenciais até, pelo menos, a próxima segunda-feira, dia 24, data prevista para a retomada. Até a tarde desta segunda, um levantamento feito pela coordenadoria apontava que entre as 10 escolas da rede pública estadual em Vacaria, havia 14 professores positivos para covid-19, três funcionários e quatro alunos. Outras 51 pessoas entre esses públicos cumprem isolamento, a maioria alunos (41).
Na manhã desta terça, a reportagem encontrou escolas com as portas fechadas com cartazes informando a data de retorno. A movimentação era tranquila nas ruas da cidade. A maioria da população estava usando máscaras. Na praça, os bancos foram isolados com fitas e agentes da fiscalização e da Guarda Municipal circulavam pelo local.
— No começo da pandemia estava mais apreensiva, agora estou mais tranquila. Mas é complicada a situação — disse Karini Souza, 19 anos, referindo que acha válidas as medidas restritivas adotadas.