Após publicar um decreto, nesta segunda-feira (17), que prevê medidas mais restritivas contra o coronavírus, o prefeito de Vacaria, Amadeu Boeira, lamentou que população do município siga desrespeitando as normas e se aglomerando.
Em entrevista a Rádio Gaúcha nesta noite, o prefeito informou que a administração local irá multar lojas que vêm descumprindo as regras e permitem que funcionários atuem sem máscara, por exemplo. A partir desta segunda, o Executivo iniciará uma "fiscalização rigorosa", disse Boeira. Uma das determinações restringe a circulação de moradores sem justificativa na ruas à noite.
— É uma situação crítica. Nós optamos por essa atitude de restrição, mas o mais difícil de tudo é (controlar) a juventude. Eles vão para as festas, a polícia faz a fiscalização, eles saem de lá e depois voltam todos para fazer festa novamente. Infelizmente, as pessoas fazem festas clandestinas no Interior, em suas casas, e é humanamente impossível fiscalizar a todos. Então, eles precisam colocar a mão na consciência, ver que isso é perigoso, que isso mata seus familiares — lamentou Boeira.
A circulação entre as 22h e as 6h está proibida para a maioria da população. Será permitida apenas para prestadores de serviço da área da saúde, segurança, assistência social, delivery de alimentos, funcionários de empresas públicas ou privadas que exerçam trabalho noturno, desde que comprovada a urgência no deslocamento. Nesse caso, será pedida identificação funcional.
O decreto também proíbe permanência em parques e praças. Bares e pubs só podem operar com 30% da capacidade e entre as 6h e as 20h.
No domingo (16), diante dos números da doença, a 23ª Coordenadoria Regional de Educação (23ª CRE) informou que as aulas presenciais na rede estadual seriam suspensas a partir desta segunda-feira (17). A medida, segundo a coordenadora, Cristina Boeira Fabris, é de prevenção por causa do alto número de pessoas infectadas na cidade. São 935 moradores em isolamento, conforme o secretário de Saúde do município, Silvandro Fonseca. Desde o início da pandemia são 6,3 mil casos positivos de contaminação pelo coronavírus na cidade.