A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul já retirou 1.080 doses da vacina Pfizer para aplicação em pessoas de 30 anos ou mais com comorbidades e gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), a partir de 18 anos.
A aplicação é feita sob agendamento. Na terça-feira, os horários para vacinação esgotaram-se em 24h. Nesta sexta-feira, o agendamento foi reaberto para gestantes e puérperas de 18 anos ou mais e segue até que haja horários disponíveis. O número de vacinados com estas 1.080 doses ainda não está contabilizado oficialmente, segundo a SMS.
Para agendar é preciso acessar o site agendamento.caxias.rs.gov.br. A escolha do dia e horário não garantem, no entanto, a dose. A imunização só é garantida com a apresentação da autorização médica, documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS – este último opcional.
A aplicação da Pfizer é realizada nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada, conforme local e horário marcados.
Municípios da Serra ainda não iniciaram aplicação das doses
Enquanto alguns municípios já começaram a aplicação ainda na quarta-feira, outros ainda planejam a chegada das doses ou sequer tem data estipulada para isso ocorrer.
Acontece que há uma logística especial para a vacina Pzifer: as doses ficam armazenadas na Universidade de Caxias do Sul (UCS) com temperatura de -70°C. E, após os municípios retirarem as remessas, há cinco dias para a aplicação.
— A gente solicitou uma pré-organização dos municípios para que não houvesse nenhum desperdício de doses. Alguns deles garantiram a postergação do recebimento porque ainda estavam organizando suas listas e suas equipes. É uma questão de organização de cada cidade — explica a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS),Claudia Daniel.
Segundo ela, mais de 20 municípios já retiraram as doses desta remessa da Pzifer.
Veja a situação de algumas cidades:
:: Bento Gonçalves: a cidade recebeu 990 doses na terça e iniciou a aplicação na quarta-feira. Foram contemplados professores e gestantes. A imunização segue ainda neste sábado de manhã na Unidade de Saúde Central para docentes que não conseguiram receber as doses nos outros dias.
:: Gramado: recebeu 150 doses, que foram aplicadas em pessoas com deficiência permanente, puérperas e gestantes com e sem comorbidades.
:: Flores da Cunha: o município ainda não recebeu os imunizantes. A prefeitura informa que as definições sobre o grupo que irá receber as doses serão divulgadas no início da semana.
:: Veranópolis: receberá 204 doses na terça-feira e vacinará gestantes e puérperas com comorbidades e os grupos especiais de comorbidades. O agendamento para aplicação pode ser feito pelo telefone 3441.9340 do sistema Agenvac.
:: Vacaria: aguarda para a próxima semana, ainda sem data concreta, a chegada das vacinas, que serão direcionadas inicialmente às gestantes.
:: São Marcos: não tem previsão para chegada, nem mesmo a quantidade de doses.