A 17ª edição da tradicional Festa do Espumante Brasileiro de Garibaldi, a Fenachamp, foi adiada para outubro de 2022 em razão do atual momento da pandemia na região. A festa irá ocorrer entre os dias 6 e 30 de outubro. A confirmação veio por meio de transmissão ao vivo, na quarta-feira (26). Na ocasião, foi divulgado que o evento também será realizado em 2023, seguindo a programação tradicional. De acordo com o prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, a decisão foi feita em consenso.
— Não há clima para festa. Fazer a festa em dois anos seguidos será um desafio muito grande. Em outubro de 2022 e de 2023 iremos brindar muito, mas agora temos que brindar a vida — disse.
O presidente do Centro Empresarial e Cultural de Garibaldi (CEC) e da Fenachamp, Giliano Verzeletti, enfatizou que a decisão foi baseada no respeito às pessoas que sofreram ou estão sofrendo pela perda de familiares e amigos pela covid-19.
— Realizar uma festa neste ano seria muito delicado. Não foi uma decisão fácil. Discutimos todas as variáveis que são influenciadas pela pandemia e, levando em consideração este momento, consideramos que esta foi a decisão mais acertada — salientou Verzeletti
A rainha da Fenachamp, Verônica Debiasi Martinazzo, disse que a divulgação e o trabalho para a festa continuam, mas o momento pede que todos se cuidem.
Apresentação dos trajes oficiais
Na quarta-feira, também foram apresentados os trajes oficiais das soberanas da 17ª Fenachamp. Nas peças, assinadas pela estilista Camila Paludo, o veludo foi o tecido escolhido por seu histórico de nobreza e em festividades. Já a cor verde do traje da rainha faz referência às Bodas de Esmeralda da Fenachamp. O roxo, cor dominante nos vestidos das princesas, representa a uva e homenageia os agricultores que cultivam a matéria-prima dos espumantes.
Segundo Camila, foi feita uma pesquisa para buscar a essência e a simbologia da festa. Ela também afirma que os tecidos e cores remetem ao vestido da primeira rainha da Fenachamp, marcando os 40 anos de sua realização.
—Os detalhes trazem uma relação direta com a Fenachamp. Além do bordado da própria marca, taças e uvas em pedraria e pérolas criam uma harmonia entre as soberanas da Festa do Espumante Brasileiro — conclui.