"Ainda temos estrelas para alcançar, sonhos para sonhar, flores para regar, mas, precisamos fazer isso juntos, e vamos fazer isso juntos" é um dos trechos da música que abriu o concurso das Soberanas da Fenachamp 2021, realizado na noite de quinta-feira (4), com transmissão online. A canção A Vida é um Rio, de Raffa Torres, foi interpretada pela cantora garibaldense Marieli Oliveira, acompanhada pelas 12 candidatas do evento.
De acordo com a organização, ela foi escolhida para falar sobre o momento de pandemia, mas ganhou um significado extra com a participação de Diana Chesini Rossi, 27, a primeira candidata com Síndrome de Down da história do concurso, recebeu o título de Miss Simpatia. A corte que vai representar a edição 2021 do evento ficou composta pela Rainha Verônica Debiasi Martinazzo, 23, junto das princesas Débora Giovanaz, 25, e Laura Bertelli, 21.
Mesmo não entrando para a corte — algo que fazia parte do sonho de Diana — ela diz ter cumprido a missão de "abrir portas" para que algum dia outras meninas com deficiência, quem sabe, possam ser coroadas.
— Ganhar o título de miss, eu não esperava, claro, mas agradeço a todas as meninas que me escolheram e fico feliz por receber esse carinho, esse amor por parte delas. E o que eu queria mesmo era mostrar pras pessoas que somos pessoas, pra abrir caminhos, abrir portas pra inclusão. As meninas que entraram pra corte mereceram ganhar, porque os jurados fizeram o trabalho deles pra escolher e só três entram. Quero dar todo apoio a elas a partir de agora, e elas podem contar comigo sempre — afirma Diana.
A categoria de Miss Simpatia já fazia parte de outras edições do evento, com representante tradicionalmente eleita por votação entre as próprias candidatas, formato que também elegeu Diana. Ela afirma que, após a experiência do concurso, sua vida não será mais a mesma:
— Valeu muito a pena esta caminhada, pude conhecer melhor o município e ter toda essa vivência que foi mágica. Agora muda tudo porque o respeito, o carinho e o reconhecimento que ganho do município não tem preço — garante a Miss Simpatia.
As vencedoras do concurso foram conhecidas por volta das 21h, após um dia de agenda que começou às 7h30min, com café junto a autoridades e imprensa, seguido pela entrevista com os jurados durante a tarde e a preparação para o desfile, que ocorreu na sede da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Garibaldi, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da entidade anfitriã e da Fenachamp.
O novo trio de soberanas foi definido pelo grupo de jurados convidados: Rodrigo Lorenzoni (secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul), Maria Lúcia Bettega (Doutora em Comunicação Social), Caroline Dani (biomédica e fundadora do Instituto Drª Uva), Gustavo Hoppen (gerente da Divisão de Operações do SESI/RS), Fabrícia Fedrizzi Bazei (consultora em Psicologia Organizacional e princesa da Festa Nacional da Uva de 1994), Deunir Luis Argenta (presidente da União Brasiliera de Vitivinicultura) e Simone Santos (jornalista).