As duas irmãs, de oito e 10 anos, que ficaram gravemente feridas em uma explosão provocada por um vazamento de gás de cozinha, em Canela, na noite de sexta-feira (21), seguem internadas na unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Segundo a mãe das meninas, Katrine da Silva Lima, elas estão em quadro de saúde estável.
As crianças tiveram queimaduras no acidente que ocorreu por volta das 21h de sexta, na Rua Adalberto Wortmann, bairro São Lucas. Conforme as informações preliminares, a explosão teria sido provocada por um vazamento de gás, mas somente a perícia vai confirmar essa hipótese. O caso será investigado pela Polícia Civil.
A residência ficou completamente destruída, assim como a casa de um dos vizinhos. Nessa segunda moradia, não houve feridos. No momento da explosão, as crianças estavam sozinhas em casa. Estão sendo arrecadadas doações para as duas famílias que acabaram perdendo tudo. Conforme Katrine, elas estão recebendo bastante auxílio, mas os vizinhos ainda não receberam doações. Saiba como ajudar:
Roupas
- Meninas: tamanho 12 e 14 e calçados nºs 30 e 34.
- Mulher: roupas tamanho P/M e calçados nº 34.
- Homens: roupas tamanho adulto M e GG e calçados nºs 36 e 41.
- Não só roupas, como também outros utensílios podem ser deixados no Skillo Lanches, em Canela (Avenida Júlio de Castilhos, 542 - Centro, Canela. Telefone: (54) 3282-7016).
Em dinheiro
- Katrine da Silva Lima
- CPF: 024.572.210-64
- Caixa Econômica Federal
- Conta Poupança
- Agência: 0522
- Operação: 013
- CP: 0008836-4
No final de semana, outro incêndio aconteceu na Serra. O acidente foi neste sábado (22), em Garibaldi, no bairro Bela Vista I, na Rua Aroeira Precoce, por volta da 1h30min da madrugada. Conforme o Corpo de Bombeiros de Garibaldi, que atendeu a ocorrência, havia um homem na casa, ele se acordou com o clarão do fogo e conseguiu sair a tempo. A residência, que era de alvenaria, foi totalmente destruída. No mesmo terreno haviam outras duas casas, mas não foram atingidas. Ainda não se sabe qual foi a causa do acidente, uma vez que na casa não há energia elétrica, pois estava cortada, de acordo com os bombeiros.
Alerta do Corpo de Bombeiros
A fim de alertar sobre o risco de acidentes provocados por gás, o Sargento De Moura, do Corpo de Bombeiros de Canela, dá algumas dicas:
- verificar se a mangueira conectada ao gás está dentro da validade;
- utilizar as mangueiras adequadas e não as de multiuso;
- cuidar para apertar bem as abraçadeiras;
- verificar a validade da válvula;
- a mangueira não pode passar por trás do fogão, tendo o contato com a parte de metal, pois pode ocorrer a dilatação da mangueira. Pode ocorrer também vazamento, gerando um princípio de incêndio ou até um incêndio;
- ao chegar em casa e sentir cheiro de gás, a recomendação é abrir todas as portas e janelas sem ligar luz ou acender fósforos. Se já tiver fogo no local é importante fechar a válvula e caso for perdido o controle deve-se ligar para o 193.
- antes de sair de casa é importante verificar se todas as "bocas" do fogão estão desligadas.
De acordo com o sargento, a energia elétrica e o gás de cozinha são os principais fatores que devem ser cuidados antes de sair de casa a fim de evitar incêndios.
Cuidados para evitar incêndios no inverno
Aquecedores
Ao utilizar aquecedores portáteis, mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente. Não deixe que crianças se aproximem do aquecedor, pois o contato direto pode causar queimaduras. No caso de aquecedores a gás, siga as recomendações de instalação do fabricante para conter os riscos de vazamento do gás. Por queimar um combustível (GLP ou gás natural), esse tipo de estufa joga no ambiente resíduos perigosos à saúde, como o gás carbônico e o monóxido de carbono. Em razão disso, ao usar esse equipamento é importante ventilar o ambiente de tempos em tempos para renovar o ar interno.
Evite utilizar fogareiros ou aquecedores artesanais ou enjambrados.
Instalação elétrica
Fique atento a problemas na instalação elétrica e em aparelhos elétricos. Não sobrecarregue as tomadas ligando vários equipamentos no mesmo ponto, evite o uso de benjamins, os conhecidos "T", e faça uma revisão da rede elétrica regularmente.
Lareiras
Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois de o fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio. Nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo de lenha, podem pular fagulhas a grandes distâncias. Ao sair de casa, tenha certeza de que as chamas da lareira estejam extintas.
Fogão a lenha
Deve ser mantido a uma distância de aproximadamente três metros de cortinas, móveis, roupas, livros ou tapetes, especialmente se tiver crianças na residência.
Churrasqueiras
Mantenha a churrasqueira sempre limpa. As fuligens e gorduras acumuladas na canalização de saída da fumaça podem ocasionar princípios de incêndio, principalmente em restaurantes, onde o uso é quase diário.
Fonte: Comando do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Universidade de São Paulo (USP)