O cruzamento das ruas Dr. Montaury e Bento Gonçalves será o último ponto do centro de Caxias do Sul a ser bloqueado para a construção das faixas de ônibus em concreto. A interrupção chegou a ser anunciada para quarta-feira (19), mas ficou para esta quinta, caso as condições climáticas permitam. A intervenção também altera linhas do transporte coletivo que atendem a parada da Montaury com a Rua Pinheiro Machado.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Trânsito Talivan Tavares, a reprogramação ocorreu porque as equipes da obra se concentraram em outros tarefas relacionadas ao projeto, como o asfaltamento da Bento, entre as ruas Coronel Flores e Moreira César. O ponto deve ter o trânsito normalizado na próxima quinta-feira (27). Além disso, o Samae realiza a substituição de uma rede no cruzamento das ruas Garibaldi e Vinte de Setembro, que deixa a Garibaldi em meia pista. Como a Garibaldi tem o mesmo sentido de tráfego que a Montaury, a restrição pode comprometer as opções de desvios e prejudicar o trânsito na área central.
Na manhã desta quarta-feira, o trânsito foi totalmente liberado na Rua Alfredo Chaves com a Bento, que estava bloqueado desde o dia 1º de março.
— Falta apenas asfaltar, mas a passagem já está liberada — observa Talivan.
Também nesta semana foi liberado o trânsito na Rua Garibaldi com a Bento Gonçalves, que já teve também o asfalto finalizado. Dessa forma, além da Montaury, que será bloqueada, prosseguem as interrupções na Avenida Júlio de Castilhos com a Marechal Floriano, onde o concreto está prestes a ser aplicado, e na Visconde com a Bento. A Visconde tem previsão de liberação no dia 4 de junho, enquanto a Júlio tem bloqueio previsto até o dia 17 do próximo mês. A última rua a ser liberada será justamente a Montaury, prevista para ser concluída no fim de junho. Quando o trânsito for permitido na via, a construção das faixas de ônibus estará completamente terminada.