As principais ruas do centro de Caxias do Sul estarão com o trânsito totalmente liberado no fim de junho. Essa é a previsão da Secretaria de Trânsito para a conclusão da construção das faixas de ônibus em concreto, que causam bloqueios desde julho do ano passado. O prazo acrescenta um mês em relação à estimativa inicial.
Conforme a pasta, as obras já atingiram 70% de conclusão. O índice não foge muito do que o cronograma previa para esse período do ano, segundo o secretário Alfonso Willembring. No fim do ano passado, contudo, o ritmo das obras ficou bem aquém do necessário, o que levou o município a notificar a empresa responsável.
— Isso tudo foi contornado. Eles conseguiram recuperar — aponta o secretário.
A extensão do prazo em um mês, segundo Willembring, vai ocorrer devido a dificuldades encontradas em alguns pontos de obras, especialmente relacionadas a redes de abastecimento e drenagem. Os cruzamentos da Rua Marechal Floriano com as ruas Antônio Prado e Bento Gonçalves, por exemplo, exigiram grandes intervenções para reparar galerias pluviais, que não estavam previstas originalmente.
— Nossa ideia era maio, mas sempre que mexemos no piso também verificamos as condições das galerias e isso atrasou um pouco em alguns pontos — explica.
Nesta semana tiveram início as escavações no último trecho que ainda estava pendente: a Rua Bento Gonçalves, entre as ruas Coronel Flores e Moreira César. A Bento deve ficar em meia pista no trecho por cerca de 90 dias para preparação do solo e aplicação do concreto, que demanda 28 dias de secagem. A Coronel Flores também tem um pequeno trecho de estreitamento na esquina com a Bento Gonçalves, mas não terá bloqueio de cruzamento.
Com as máquinas neste trecho, os únicos pontos que ainda aguardam início são os cruzamentos da Bento com as ruas Visconde de Pelotas e Dr. Montaury e a da Rua Marechal Floriano com a Avenida Júlio de Castilhos. O bloqueio da Visconde de Pelotas será realizado após a liberação do cruzamento da Marechal com a Bento, na segunda quinzena de abril. Dessa forma, a Dr. Montaury será a última rua a sofrer interrupção no eixo da Bento Gonçalves, em maio.
No mesmo período, a secretaria planeja interromper totalmente a Av. Júlio de Castilhos com a Rua Marechal Floriano. A intervenção aguarda a conclusão das obras nos cruzamentos da Marechal com a Sinimbu e a Coronel Flores, que irá desafogar o eixo leste-oeste da cidade. Além da Júlio ser uma via importante da cidade, o ponto é sensível porque serve de acesso ao Hospital Pompéia.