A maioria dos estudantes está de volta aos encontros presenciais há mais de uma semana, mas nem por isso a situação reflete tranquilidade na comunidade escolar. Além dos inúmeros cuidados que exigem atenção, muitas são as dúvidas que permeiam pais, responsáveis, alunos e até professores.
A reportagem reuniu as principais questões entorno da retomada educacional e responde de acordo com as orientações da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e Sindicato das Instituições Pré Escolares Particulares de Caxias do Sul (Sinpré). O retorno presencial não é obrigatório e pode ser definido pelos responsáveis.
Confira quais são as dez principais dúvidas reunidas pelos profissionais da área:
- As janelas e portas da escola deverão permanecer abertas?
Sim. Esta é uma regra para garantir a circulação do ar, privilegiando a ventilação natural. Pelo menos uma janela, além da porta devem estar abertas. A secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, afirma que em caso de chuva, a direção deve-se valer do bom senso. Caso não fique aberta, que ao menos uma fresta seja respeitada.
- Crianças e colaboradores/servidores que apresentarem coriza, ou sintoma similar, poderão frequentar a escola?
Não. A recomendação é que a pessoa nem se dirija até a escola. A Smed sugere ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou à uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). No caso da criança chegar à escola nestas condições, será encaminhada a uma sala de isolamento, prevista nos planos de contingência, até que os pais ou responsáveis sejam acionados. Na entrada das instituições educacionais, é conferida a temperatura de cada aluno, que não deverá ser superior aos 37,8º. Quem apresentar sintomas poderá retornar ao espaço apenas após apresentação de um parecer médico.
- Como funciona a chegada das crianças e colaboradores/servidores à escola?
É em formato escalonado. As aulas não começam no mesmo horário para todos. Em muitas escolas há diferença entre os sinais de acesso a cada cinco ou dez minutos para que as turmas não se aglomerem. De acordo com o Sinpré, a modalidade drive-thru é sempre a melhor escolha já que familiares poderão entrar nos espaços somente com horário agendado. A recepção dos alunos é feita com aferição por termômetro digital. As escolas deve, ainda, ter tapetes sanitizantes para higienização dos calçados. Geralmente, os pequenos trocam de calçados para entrar nas salas de aula. O álcool-gel deve ser realidade não apenas na entrada como em todo o turno de aula.
- Quantas máscaras por turno a criança deverá levar?
Deve acontecer uma troca de máscara a cada duas horas. É preciso, portanto, que cada um tenha pelo menos duas unidades. É obrigatório uso de máscara de proteção facial para crianças acima de 2 anos.
- Como são realizadas as refeições?
Foram estabelecidos horários alternados de distribuição de alimentos, com o objetivo de evitar aglomerações e obedecer o distanciamento mínimo de dois metros. É regra a utilização de talheres, copos e pratos individualizados. Após a refeição, é realizada a higienização e desinfecção dos talheres com álcool 70%.
- Existe possibilidade de fechamento das escolas novamente?
A decisão ocorrerá por parte do governo do estado, conforme entendimento da gravidade no contágio por covid-19. A Vigilância Sanitária, por sua vez, decide pelo fechamento em casos de surtos. Nesta semana, um fato desses aconteceu na Escola Municipal Arnaldo Ballvê, em Caxias.
- Quais sãos os distanciamento mínimos a serem respeitados?
Pelo menos 1,5 metro de diferença entre as classes dentro de sala de aula e no mínimo dois metros dentro de refeitórios. Por conta da distância resultar em redução da quantidade de alunos por sala, muitas escolas dividiram as turmas, que devem respeitar dias ou semanas na ordem de escala presencial.
- Como ocorrem as atividades da Educação Infantil já que são utilizados objetos para o ensino?
O uso de objetos na Educação Infantil é individual. Cada aluno deve ter um kit, que será utilizado apenas por uma criança. A higiene das mãos deve ser realizada antes e após o manuseio dos brinquedos, jogos ou objetos didáticos.
- Como ficam atividades como jogos ou partidas com bola?
Não acontecem. São permitidas atividades de Educação Física que não sejam coletivas. Alongamentos, exercícios e danças que não promovam contato com o outro são liberados.
- Como denunciar casos de descumprimento das regras?
A orientação é fazer o registro pelo número 156 do Alô Caxias, das 7h30min às 17h30min. Também é possível abrir um protocolo online neste link. Para instituições da rede estadual, o contato é na Ouvidoria da 4ª Coordenadoria Regional da Educação pelo e-mail: ouvidoria-04cre@seduc.rs.gov.br.