Após furto e depredações registradas no início de maio no Largo do Correio Riograndense, em Caxias do Sul, a prefeitura implantou um novo sistema de iluminação pública no local. Na área de lazer e prática de esportes que fica na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Cinquentenário, foram instaladas 63 luminárias de LED de alto rendimento, substituindo o sistema anterior de vapor de sódio (luz amarelada). A troca representa uma melhoria, segundo a prefeitura, especialmente no período noturno, já que proporciona mais luz. A eficiência no consumo de energia elétrica com LED também é relevante: é aproximadamente 45,5% inferior quando comparada ao antigo.
O novo sistema também é mais seguro contra furtos, de acordo com o diretor de iluminação pública, César Furlanetto. No início de maio foram furtados os equipamentos da caixa de comando e proteções, além de parte da fiação de cobre no Largo.
— Nossa proposta foi a implantação de um poste de concreto de nove metros de altura e a fixação destes equipamentos a aproximadamente sete metros do chão. O cabeamento reinstalado está dentro da estrutura do poste, o que torna quase impossível o acesso — explica Furlanetto.
O valor do investimento de melhorias no Largo do Correio Riograndense, segundo a prefeitura, ultrapassa os R$ 46 mil.
O caso dos furtos no Largo, infelizmente, não é o único. Nos últimos quatro anos foram cinco grandes furtos de materiais que deixaram praças de Caxias sem iluminação e causaram um prejuízo de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos.