A poucos dias do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR), uma parcela significativa dos contribuintes ainda tem que acertar as contas com o Leão. Os dados mais recentes divulgados pela Delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul mostram que 17% dos moradores do município, que devem fazer a prestação de contas, não tinham enviado o documento. O prazo se encerra na próxima segunda-feira, dia 31.
Até a madrugada de ontem, 107.537 declarações haviam sido feitas pelos contribuintes caxienses. No total, a estimativa é chegar a 129 mil. Porém, o delegado da Receita Federal, Nilson Sommavilla Primo, admite que o número pode ser um pouco menor devido à pandemia.
— Falta ainda um percentual considerável. A nossa previsão é sempre de um crescimento em relação ao ano anterior mas, devido à pandemia, que resultou em muitas pessoas desempregadas, nós não sabemos se vamos conseguir atingir — explica Sommavilla.
Por outro lado, é preciso ficar atento, porque existe uma categoria nova de pessoas que têm de declarar o IR: aquelas com rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 22.847,76 recebidos em 2020 e que receberam o auxílio emergencial do governo federal.
Um exemplo: se você perdeu o emprego no ano passado, solicitou o benefício e depois conseguiu um novo trabalho, terá de somar os salários, sem incluir o valor do auxílio. Caso o resultado seja acima de R$ 22.847,76, você terá que fazer a declaração do IR 2021 e devolver o recurso do benefício federal.
Confira, a seguir, explicações e orientações que dizem respeito às principais dúvidas que muitos contribuintes ainda têm, na hora de efetuar a declaração de Imposto de Renda.