O comércio de Caxias do Sul pode abrir na próxima quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, com uso de mão de obra de funcionários. De acordo com o Sindilojas, a expectativa é que o funcionamento das lojas incentive as compras de Dia dos Namorados.
Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RS em cinco municípios gaúchos, inclusive Caxias do Sul, apontou que 80,8% dos consumidores querem comprar os presentes com, no máximo, uma semana de antecedência. Na avaliação da presidente do Sindilojas Caxias, isso valida a expectativa positiva para o feriado:
— Estamos otimistas quanto à expectativa de vendas para este Dia dos Namorados, especialmente, com a chegada do frio. Fazer as compras no feriado também proporciona ao consumidor dedicar mais tempo para escolher como presentear a pessoa amada — afirma a presidente da entidade, Idalice Manchini.
A regra de abertura do comércio no próximo feriado vale também para outros municípios da base territorial do Sindiloja Caxias. É o caso de Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua.
Dados da pesquisa da Fecomércio-RS
- 54,5% dos entrevistados apontaram que irão comprar presentes no Dia dos Namorados de 2021.
- O presente, em média, custará R$ 131,45.
- Na comparação com o Dia dos Namorados de 2020, entre os que realizaram compras no ano passado, 46,9% dos consumidores devem gastar o mesmo valor que no ano anterior, enquanto 41,0% sinalizaram que terão um gasto menor ou muito menor.
- 80,8% das compras são realizadas com no máximo uma semana de antecedência.
- Entre os locais de compra, os mais citados são as lojas do centro das cidades (48,8%), seguidas pelos shopping centers (24,2%) e internet (17,1%).
- Preços (39,7%), promoções (20,3%) e atendimento (16,4%) são os três fatores mais citados como determinantes do local compra.
- Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (35,6%), perfumes e cosméticos (22,9%) cchocolates (11,7%) e calçados (11,7%).