O Procon de Caxias do Sul entregou uma série de denúncias à Polícia Civil. O órgão recebeu diversos relatos de vítimas de golpes como financiamentos consignados indevidos, de cartão bancário, de nudez e precatórios e requisições de pequeno valor. As principais vítimas são aposentados.
Além de dinheiro e senhas de cartões bancários, os golpes também têm a intenção de obter informações sobre documentos das vítimas, que são utilizados para outros delitos. A maioria dos golpe acontece por telefone ou rede social.
A entrega das denúncias aconteceu em um encontro do coordenador do Procon, Jair Zauza, com o delegado regional da Polícia Civil, Cleber dos Santos Lima. O objetivo da reunião foi o de organizar, em conjunto com conselhos e instituições de defesa dos idosos, campanhas de esclarecimento do público-alvo para que se protejam dos golpes de estelionatários. Ficou acordada a realização, em breve, de reuniões virtuais com os diversos órgãos da rede de proteção.
Zauza aponta que a melhor medida preventiva é conscientização de que não se fornece nenhum tipo de documento, senhas e número de cartões via telefone ou mensagem.
— O ideal é ir atrás do empréstimo ou de outro tipo de serviço quando houver necessidade ou interesse — assinala.
Em caso de dúvidas, a recomendação é contatar com o banco e verificar se o que é solicitado é verdadeiro. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 151 ou pelo aplicativo WhatsApp (54) 99929-8190.