Com a finalização e liberação do trânsito no viaduto que integrará a Radial Sudoeste, em Caxias do Sul, moradores da Rua Sepé Tiaraju, no bairro Esplanada, aguardam por reparos nas calçadas, desmanchadas durante as obras. A elevada de 286 metros conecta a via à Rua João da Costa, até então separada por um barranco onde passa um córrego.
Segundo o aposentado Nislau Marcelino da Silva, 60 anos, os danos ocorreram devido à movimentação das máquinas que realizaram a escavação do leito da rua há pouco mais de um ano. Sem nenhum indicativo de reparo desde então, optou por desembolsar R$ 1,2 mil e contratar ele mesmo o conserto do passeio.
— Tenho uma perna amputada, sem calçada fica difícil. Meu pedaço eu arrumei, mas o do vizinho não foi consertado — revela.
Para a construção do viaduto, o nível da Rua Sepé Tiaraju precisou ser rebaixado para que o traçado da via não ficasse muito íngreme. A alteração fez com que os imóveis que antes ficavam às margens da via estejam agora vários metros acima. O acesso ocorre por uma rua local, conectada à Rua Henrique Leonardi e estabilizada por um muro de contenção. Conforme Silva, as equipes também deixaram brita em pontos da Henrique Leonardi, que faz com que muitos veículos derrapem ao frear.
— Tenho medo que alguma criança seja atingida — alerta o aposentado.
De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Sandro Royes Bittencourt, o reparo nas calçadas integra o acabamento ainda pendente para esta etapa da obra. O trabalho ainda não foi realizado porque a empresa responsável aguarda a formalização de um aditivo contratual. O trâmite já foi encaminhado e falta apenas a publicação oficial.
— A empresa está para fazer, no máximo, até o próximo mês — projeta.
A construção do viaduto integra o lote 2 da implantação da Radial Sudoeste. Para junho, está previsto o início do lote 3, que consiste na pavimentação da Rua João da Costa. Já o lote 1, que exige desapropriações e a abertura de quatro vias, está previsto para 2022, enquanto o lote 4, no entroncamento com a Avenida Rio Branco, foi o primeiro a ser concluído.