Futura alternativa de acesso ao Centro a partir dos bairros da Zona Sul, a construção da Radial Sudoeste entrará em uma nova etapa a partir de junho. O chamado lote 3 será executado pela Codeca e consiste na pavimentação de toda a extensão da Rua João da Costa, no bairro São Caetano.
Ao todo, será asfaltado cerca de 1,2 quilômetro da via construída em paralelepípedo. A obra, orçada em cerca de R$ 3,4 milhões, também contempla melhorias na rede de drenagem antes da aplicação da camada asfáltica.
— A obra é para habilitar mesmo como uma radial. Hoje ela parece mais uma via local — explica o engenheiro da Secretaria do Planejamento (Seplan), Sandro Royes Bittencourt.
Com extensão projetada de 2,5 quilômetros, a Radial Sudoeste irá ligar a estrada de São Marcos da Linha Feijó à Avenida Rio Branco, permitindo aos motoristas um novo caminho para chegar ao centro de Caxias do Sul. Desde 2015, duas etapas do projeto já foram executadas. O primeiro a ser entregue foi o lote 4, que consiste no entroncamento da Avenida Rio Branco com as Ruas Gerolimo Furlan, Angelo Peraboni e Giácomo Varaschin, onde a radial vai desembocar. O trecho custou cerca de R$ 711 mil.
No fim de 2016, teve início o lote 2, a construção de um viaduto de 286 metros ligando as ruas João da Costa e Sepé Tiaraju. A estrutura é necessária devido a um desnível no terreno e teve custo de cerca de R$ 3 milhões. As obras chegaram a ser paralisadas devido a uma ocupação irregular no terreno, mas agora faltam apenas as calçadas e outros acabamentos, de acordo com Bittencourt.
Após a conclusão do lote 3, faltará apenas a execução do lote 1, o mais caro e complexo. A dificuldade se deve principalmente à necessidade de abertura de quatro novas vias para interligar ruas já existentes. Essas intervenções permitirão deixar o traçado da radial mais retilíneo, sem que motorista faça muitas conversões. Para isso, contudo é necessário realizar cerca de 20 desapropriações, que terão custo aproximado de R$ 5 milhões.
Conforme Bittencourt, o processo já está em fase avançada e as desapropriações serão realizadas por meio da Justiça. A expectativa, contudo, é de que as obras desta etapa tenham início somente em 2022. Ao todo, a execução do lote um está orçada em R$ 7 milhões.
A maior parte das obras será paga com um empréstimo de R$ 11,1 milhões obtidos pelo município por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Qualificação de Vias. Os cerca de R$ 3 milhões restantes, contudo, ainda precisam ser captados pelo município.
A Radial Sudoeste
A via terá cerca de 2,5 quilômetros e servirá de alternativa a motoristas da zona sul de Caxias que se dirigem ao centro. Atualmente, a principal opção é a Avenida Bom Pastor e a Travessa São Marcos, além da Perimetral Sul. O novo traçado vai cruzar os bairros São Caetano, Kayser, Esplanada e desembocar na Avenida Rio Branco, no bairro Rio Branco. O início será na Estrada de São Marcos da Linha Feijó.
Lotes
A obra é dividida em quatro lotes, dos quais um está concluído e outro está em fase final
- Lote 1: Consiste na interligação de cinco ruas já existentes por meio da abertura de quatro novas vias. A etapa depende da desapropriação de 20 imóveis, cujo trâmite está em andamento. O lote está orçado em R$ 7 milhões.
- Lote 2: Construção de viaduto ligando as ruas João da Costa e Sepé Tiaraju. Estrutura teve custo de R$ 3 milhões e está em fase de acabamento.
- Lote 3: Pavimentação e melhorias na Rua João da Costa. Será executada pela Codeca ao custo de R$ 3,4 milhões.
- Lote 4: Entroncamento da Rua Gerolimo Furlan (trecho final da radial) com a Avenida Rio Branco. Foi a primeira etapa executada e teve custo de R$ 711 mil
Ruas a serem abertas (lote 1)
- A Rua Sepé Tiaraju será interligada à Rua Ladi Santarém
- Nova via unirá a Rua Ladi Santarém à Rua Luiz Parenza
- A Rua Luiz Parenza será interligada à Rua Fioravante Madalosso
- Rua Fioravante Madalosso será unida à Rua Gerolimo Furlan, o último trecho da radial