A estimativa da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) é de que os municípios da Serra consigam encerrar as aplicações de segunda dose ao público-alvo de idosos na semana que se inicia no próximo dia 31. Para isso, cidades que registrarem sobras de vacina deverão enviar as unidades à Central de distribuição em Porto Alegre. Segundo a titular da 5ª CRS, Claudia Daniel, depois disso haverá uma redistribuição aos municípios que estiverem sem doses.
— A grande tendência é de que se encerre na próxima semana. O problema foi o atraso do envio das doses. Estamos fazendo um levantamento de quantas pessoas faltaram à segunda aplicação para podermos organizar um novo remanejo, mas temos quase 50% dos municípios da macrorregião de Caxias que já conseguiram concluir o esquema vacinal — diz.
Quanto aos atrasos das doses de CoronaVac, Claudia acredita que a busca realizada pelos pacientes que não compareceram à segunda fará com que os quantitativos sejam acertados.
— Nossa proposta é chegar pelo menos até o final do mês com os grupos já encerrados para que iniciemos os professores e outros profissionais — afirma.
Uma das questões a ser resolvida é sobre o paciente que foi contaminado pelo vírus da covid-19. Este terá que esperar 28 dias para aplicar a segunda dose. Se essa pessoa recebeu a vacina da gripe, terá que aguardar 15 dias.
Não há uma estimativa atual de quantas pessoas ainda precisam da segunda injeção na Serra, mas a 5ª CRS trabalhará nos balanços nos próximos dias.
Cerca de 400 pessoas não compareceram em Bento
Uma das formas de saber quem não recebeu a segunda aplicação é pela chamada "busca ativa" do paciente. Em Bento Gonçalves, a secretária da Saúde, Tatiane Fiorio, explica que a vacina é devidamente controlada.
— Toda vacina que fazemos é com registro da dose e, por isso, tem que apresentar o Cartão SUS ou um documento. Em Bento, nós temos um sistema próprio, que conversa com o do Ministério da Saúde. Assim, consigo buscar a lista de faltantes de cada dia — diz.
Atualmente, a pesquisa é realizada, mas como não há doses de CoronaVac disponíveis em Bento, as pessoas não estão sendo acionadas. Na última sexta-feira (21) e no sábado (22), foram vacinados os que receberam a primeira doses nos dias 5 e 6 de abril. Os que fizeram em 9 de abril ainda precisam esperar.
— Tivemos aproximadamente 400 pessoas que não compareceram na sexta e sábado. Com isso, precisamos saber se é alguém que está hospitalizado ou se fez em outro lugar. Assim saberemos se a dose fica ou não liberada, de acordo com o levantamento que faremos antes de seguir adiante com as aplicações — diz.
Em Caxias, não há busca ativa ao paciente segundo a Secretaria Municipal da Saúde, mas ainda há doses disponíveis em quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) para quem fez a primeira até 23 de abril. As unidades são as dos bairros Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.