O Hospital Geral de Caxias do Sul conta com novo acelerador linear no serviço de radioterapia. Visando expandir, atualizar e aprimorar a prestação do serviço, o hospital participou do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS, em que foi contemplado com um Acelerador Linear Clinac CX. A instituição de saúde recebeu o equipamento no último dia 27 de março, em sua Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
— Em 2014, quando construímos o Unacon, aonde colocamos um aparelho de radioterapia, já tínhamos a indicação de que a região precisaria de dois aparelhos para dar cobertura e tranquilidade a todos. Naquela época, deixamos o espaço adequado, chamado bunker. Agora, surgiu a possibilidade, pois o Ministério da Saúde destinou os aparelhos a instituições que já possuíam o bunker construído — afirma o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira.
O novo Acelerador Linear Clinac CX diferencia-se do equipamento já em uso no hospital por apresentar duas energias de fótons e cinco elétrons, o que qualifica ainda mais o serviço prestado. O equipamento produz feixes de raios-X e elétrons com alta energia, que são utilizados para tratamento de vários tipos de tumores benignos e malignos, e também de algumas lesões de pele.
Está sendo finalizada a fase de instalação do aparelho e estima-se que o seu uso iniciará em julho.
Benefícios para a região
O recebimento desse equipamento otimiza o atendimento e o acolhimento ao usuário, melhora a unidade de diagnóstico, a internação e o tratamento clínico oncológico do Hospital Geral, evita possíveis interrupções por conta da necessidade de manutenção corretiva, e viabiliza um maior número de atendimentos por dia ao dimensionar os pacientes em duas máquinas, além de evitar a sobrecarga de um único aparelho.
A segunda unidade contribuirá, dessa forma, para a maior qualidade, conforto e aumento de oferta de vagas para o tratamento otimizado de câncer aos usuários do Sistema Único de Saúde.
— Vai aumentar a oferta para a região, evitar a paralisação de tratamento, melhorar a qualidade. Cada vez mais o Hospital Geral está se tornando referencia em oncologia. Todo o nosso esforço é para trazer a melhor técnica, o melhor tratamento. É com muita gratidão que comunicamos o nosso avanço , o que está dentro do nosso planejamento estratégico — salienta.