Os 11 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Caxias do Sul tinham, no final de março, 6.890 processos de habilitação em curso aguardando provas. A maior parte são as práticas. Os dados são do Detran-RS, em levantamento feito a pedido da reportagem.
Os números englobam serviços de primeira habilitação, mudança e adição de categoria, reciclagem e reabilitação, entre outros. Caxias do Sul tem cerca de 5% dos candidatos à prova na lista de espera do Estado. Em todo o Rio Grande do Sul, são 144.580 na fila.
O acúmulo é resultado principalmente da pandemia, já que em bandeira preta apenas 25% das provas podem ser realizadas. Ainda assim, o Detran salienta que, eventualmente, esses candidatos podem apenas ter cumprido a etapa pré-requisito para a prova, mas decidido aguardar para fazer o teste. No entanto, o próprio departamento avalia que, sem a pandemia, não haveria represamento.
Para tentar agilizar os processos, foram tomadas medidas como aulas teóricas a distância e provas dessa etapa em terminais online nos CFCs. No caso das práticas, há restrições na quantidade a ser aplicada conforme a bandeira de classificação. Os testes psicotécnicos e médicos continuam sendo feitos sob agendamento nos CFCs. O assessor da Diretoria Técnica do Detran-RS, João Jardim Silveira, afirma que o represamento atual é resultado de uma conjuntura que se arrasta desde o ano passado:
— Ele é contínuo. Por vezes, diminui um pouco, depois aumenta, de acordo com protocolos da bandeira. Já foi maior em períodos anteriores, mas a gente vem vencendo paulatinamente mês a mês. A gente vem buscando esse equilíbrio e adotando as medidas tanto usando a tecnologia quanto otimizando nossos processos para conseguir diminuir esse represamento. Claro que cada vez que altera o cenário da pandemia, acabamos sofrendo também e tendo um maior ou menor represamento.
O Detran não tem uma regra para priorização de públicos interessados na Carteira Nacional de Habilitação na hora de fazer a prova. Recomenda ainda que, diante do atual cenário crítico, os candidatos adiem a procura pelo serviço a menos que seja absolutamente necessário.
Fique ligado
O prazo de conclusão de um processo de primeira habilitação (que em condições normais era de até 12 meses), não tem mais tempo limite para conclusão. Ou seja, não vence.
Os números da espera
- Exames teóricos: 3.125
- Exames práticos: 3.765
- Total: 6.890 https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jocimar-farina/noticia/2021/03/novo-prazo-para-renovacao-de-cnh-e-de-ampliacao-de-pontos-na-carteira-entra-em-vigor-em-um-mes-ckm617es900b1016ulqwzcig7.html