Começaram nessa semana as obras para a construção de um obelisco em homenagem ao general da reserva Geraldo Antônio Miotto, ex-comandante Militar do Sul. Ele morreu em janeiro, aos 65 anos, vítima da covid-19, em Porto Alegre. Miotto era natural de São Marcos, onde nasceu em 20 de março de 1955 e onde foi sepultado no início do ano.
O monumento em homenagem ao general na Serra ficará na Praça Dante Marcucci, na área central da cidade. Ele será feito em granito e ficará próximo ao carro de combate que foi reinaugurado em 2019 pelo general Miotto. A iniciativa é uma parceria entre os amigos e familiares de Miotto, do poder público e do Exército Brasileiro.
Segundo o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, a homenagem é uma forma de registrar o incansável trabalho do general em prol da sua terra natal:
—É uma forma modesta de agradecer o respeito que o general Miotto sempre se falou sobre suas origens.
A primeira parte da obra deverá ser concluída em um mês, mas a data de inauguração do obelisco ainda não está confirmada.
— Será feita a pavimentação no entorno do carro de combate, iluminação voltada ao obelisco e também a jardinagem no local. Essa parte é responsabilidade da prefeitura, enquanto a construção do obelisco será feita pelos amigos e familiares do general. O monumento será conforme modelo do exército — explica a diretora de Cultura e Turismo de São Marcos, Viviane Magalhães.