O mais novo morador do Gramadozoo é um jovem puma órfão. O animal foi resgatado pela Brigada Militar (BM) no dia 15 de agosto de 2020, na BR-285, em Vacaria. Após o resgate, o pequeno felino, que estava ainda em fase de amamentação, ficou sob os cuidados do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas-UPF). Com autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o puma foi transferido no dia 12 de março para o zoológico de Gramado.
Conforme a bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica do Gramadozoo, o animal é um macho e tem idade estimada em nove meses. O felino está na área de quarentena e, em breve, deve ser transferido para um recinto totalmente preparado para simular seu habitat natural.
— Ele ainda está em fase de adaptação. Procuramos fazer atividades para estimular o exercício físico e os instintos. Realizamos enriquecimento ambiental semanalmente. Nossa prioridade é o bem-estar animal — afirma.
Tatiane explica que o fato de ser resgatado ainda na fase de amamentação impossibilitou a reintrodução do animal na natureza.
—O convívio e a dependência dos humanos para sobreviver impede a soltura. É um animal que apresentou sinais de mansidão e que não conseguiria viver sozinho em vida livre —diz.
Confira imagens de quando o filhote foi regatado no ano passado: