Dois filhotes de felinos silvestres foram resgatados pela Brigada Militar de Vacaria na tarde de sábado (15). Os pequenos animais estavam às margens da BR-285 e foram encontrados por moradores das proximidades, que avisaram a polícia. Ainda em fase de amamentação, os felinos foram recolhidos inicialmente pela OSCIP Amigo do Bicho. Depois, a dupla foi entregue a uma equipe da Polícia Rodoviária Federal de Lagoa Vermelha. Agora, os felinos estão sob responsabilidade do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) da Universidade de Passo Fundo. Lá, foram identificados como filhotes de puma.
O estado de saúde deles é bom. De acordo com Michelli Westphal de Ataide, veterinária atualmente responsável pelos animais, ainda é cedo para planejar qualquer tentativa de readaptação dos pumas à vida selvagem.
— Eles necessitam de cuidados para sobreviver e a dependência humana complica a devolução à vida livre. Obviamente, ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa. Existem trabalhos de reintrodução de felídeos, e precisamos unir forças — apontou a veterinária.
A polícia não tem pistas sobre quem possa ter abandonado os felinos na BR-285, mas a suspeita é de que eles tenham sido deixados no local por um veículo. De acordo com a veterinária, a ação rápida no resgate foi muito importante para que os bebês sobrevivessem.
— O estado de saúde deles é muito bom porque foram conduzido rapidamente para um centro especializado. A ação da BM, junto com a PRF, foi decisiva para eles — diz Michelli.
Leia também
Homem é morto a tiros em Garibaldi
Assinada parceria para implantação de passarela entre hotel e shopping de Caxias
Buracos reabrem na RS-122, em Farroupilha, e prefeitura pede conserto ao Daer
Último trecho asfaltado da BR-285, na Serra, completa 10 anos em meio à expectativa de conclusão da estrada
Construção de passarela no acesso ao bairro Planalto, em Caxias, é autorizada