O avanço burocrático para a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, no distrito caxiense de Vila Oliva, reflete em iniciativas para contemplar as necessidades que o novo empreendimento irá demandar na região. Uma estrada que una Caxias a Gramado é uma delas. Nesta semana, técnicos das prefeituras dos dois municípios estiveram em Vila Oliva para avaliar as possibilidades. Uma ideia até então cogitada, de uma via por Tunas Altas, foi descartada. Agora, as avaliações apontam para a localidade de Bem-Te-Vi, mas sem seguir a Tunas e sim pelo acesso à Ponte do Raposo. A nova estrada, no entanto, não leva a ponte já existente, mas segue em curva até o Rio Caí, onde seria construída uma outra ponte para unir Vila Oliva à localidade de Pedra Branca, em Gramado.
Segundo o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), o trecho é o mais adequado para receber obras do tipo de estrada de classe 2, que comporta carros e caminhões. Já existem estradas municipais de chão batido nesses pontos, o que facilita ainda mais para futuras obras sem necessidade de desapropriação. A menos que o levantamento topográfico aponte algum problema maior, a estrada entre o aeroporto em Vila Oliva e Gramado já estaria, então, definida.
— Em uma escala de 0 a 10, estamos no 8 — diz Adiló.
O levantamento topográfico da região é o próximo passo a ser realizado. Para isso, novas visitas, inclusive com uso de drones, serão efetuadas nos próximos dias.
— É uma estrada municipal consolidada que tem previsão de largura de 20 metros e topografia favorável, densidade demográfica baixa e com característica rural. Seguramente essa estrada levará desenvolvimento à região, principalmente pela questão turística. A paisagem é simplesmente encantadora, que costeia os cânions do Rio Caí. Será um 'corredor' turístico muito importante — diz o prefeito.
Estrada será concedida à iniciativa privada
As decisões quanto ao novo trajeto serão tomadas pelas prefeituras, mas os custos serão investidos por meio de modelo de concessão. Além da estrutura, uma ponte de 380 metros de cumprimento e de 70 a 80 metros de altura será necessária - muito similar ao projeto de ponte entre São José dos Ausentes e Timbé do Sul (SC), na BR- 285. Passando a ponte, será possível chegar até localidade da Pedra Branca, já em Gramado. A partir do aeroporto em Vila Oliva até a cidade mais turística da Região das Hortênsias, serão no máximo 40 quilômetros de distância.
— Cada equipe (das prefeituras) fará um levantamento do seu trecho. Depois faremos um convênio, porque seguramente passará por concessão. Para isso, precisamos de um convênio, até porque não sabemos onde será instalada, digamos, uma praça de pedágio, se é dentro de um território e de outro, mas será feito, sim, um modelo de concessão. A estada pode andar paralelamente, não é necessário esperar por projetos do aeroporto — afirma.
Conforme Adiló, reuniões entre as duas prefeituras serão realizadas semanalmente.
Edital do aeroporto
Na última quarta-feira (14), a secretária de Planejamento, Margarete Bender, informou que a publicação do edital para concorrência de empresas interessadas em construir o aeroporto será publicado em 15 dias. Concluída a licitação, a empresa ganhadora terá o prazo de 10 a 12 meses para apresentar projeto e, depois, serão executadas as obras.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) autorizou o município de Caxias do Sul a realizar licitação para contratação do projeto de construção. Os projetos executivos terão o valor de R$ R$ 2,27 milhões. Esse montante está dentro do recurso de R$ 200 milhões do Fundo Nacional da Aviação Civil, já confirmado.