Conforme o calendário do governo do Estado, o retorno gradual das aulas presenciais inicia na próxima segunda-feira (3). No entanto, das 118 escolas que pertencem à 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), duas retornaram às aulas antes do prazo estipulado, na quinta-feira (28). Já das 71 escolas da 16ª Coordenadoria Regional da Educação (16ª CRE), que abrange municípios como Bento Gonçalves e Veranópolis, nenhuma escola retornou, elas seguirão o calendário do Estado. Conforme o coordenador Alexandre Misturini algumas instituições de municípios menores podem retornar com mais de uma modalidade de ensino.
Da 4ª CRE, as escolas que retornaram na quinta foram a Luiz Gelain, de Nova Pádua, e a Orestes Manfro, de São Marcos . Conforme a coordenadora da 4ª CRE, Viviane Devalle, já havia um processo de organização há bastante tempo para o retorno presencial nessas instituições.
— Essas escolas já estavam bem organizadas e estão localizadas numa região onde é fácil avisar a comunidade. Então, foi feito o aviso de forma bem rápida e eles já puderam retornar. As nossas estão avisando a comunidade agora, ontem (quinta) e hoje (sexta), porque também dependem de telefone, da pessoa atender ou de conseguir o contato com a família. Então, numa cidade como Caxias isso já é um pouco mais difícil — destaca.
Em Nova Pádua, somente um grupo de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental iniciou as aulas presenciais, enquanto o outro grupo iniciará posteriormente, respeitando os protocolos de segurança. Outra medida para garantir um retorno seguro foi realizar reuniões para orientar os pais. Segundo a diretora da escola Luiz Gelain, Lenita Sonda, apesar das adversidades características do momento, o retorno ocorreu de forma tranquila e organizada.
— A princípio, eles (os alunos) estavam um pouco nervosos, porém ao longo do tempo eles começaram a se familiarizar com o ambiente e se sentiram mais seguros —declarou Lenita.
A instituição foi previamente decorada com balões e cartazes para receber as crianças, além disso, a secretária da escola se caracterizou de palhaço para criar um ambiente acolhedor.
A escola Orestes Manfro, de São Marcos, também retornou antes por já estar organizada. A equipe seguiu todos os protocolos de segurança garantindo uma volta tranquila. Como a instituição não tem turmas de Educação Infantil, iniciaram apenas os 1º e 2º anos.
Retorno escalonado
Com a publicação do último decreto, com mudanças no modelo de Distanciamento Controlado e a adoção da bandeira vermelha no Estado, as escolas têm período determinado para seguir calendário de retorno das aulas presenciais de modo gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.
Confira o calendário de retorno:
- Até 30/4 – Organização das escolas
- 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
- 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
- 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
- 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
- 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal
Calendário para escolas com somente Ensino Médio, EJA e Neejas, educação profissional e especiais:
- 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
- 5/5 – Aulas presenciais