Cerca de 30% do público-alvo da primeira etapa da vacinação contra Influenza, formado por crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e profissionais de saúde, já foi imunizado em Caxias do Sul. Foram aplicadas 17.314 doses das 28.780 recebidas até o momento. A etapa inicial contempla um total de 56.422 pessoas.
O número é considerado baixo pela diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Argenta Calloni. Segundo ela, a vacinação de crianças e gestantes já era uma dificuldade em anos anteriores. Agora, a ausência pode ter relação com o receio de sair de casa por causa da pandemia.
Outro fator destacado por Juliana é que no caso dos profissionais da saúde, também integrantes do grupo inicial a ser imunizado, muitos ainda estão aguardando a segunda dose da vacina contra a covid-19. Ela imagina que após a aplicação da segunda dose e do intervalo dos 14 dias, os trabalhadores da saúde farão a vacina contra a Influenza.
— É importante destacar que a gente não deixou de ter a Influenza. Embora a covid-19 esteja circulando com mais força, a Influenza não deixou de existir. Por isso, é importante fazer a vacina todo ano. Não é porque fez no ano passado que não precisa fazer neste — frisa Juliana.
A fase inicial segue até dia 10 de maio. Profissionais de saúde são vacinados nas unidades básicas vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Para crianças, gestantes e puérperas, a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), com exceção da São Vicente que presta apoio para casos suspeitos de covid-19, e das quatro unidades básicas vacinadoras.
O horário é das 8h às 16h, sendo das 8h às 18h nas UBSs de horário estendido Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário.