A manhã deste primeiro dia de vacinação contra a gripe foi tranquila em Caxias do Sul. Estão sendo imunizados o primeiro grupo do público-alvo, que inclui crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e trabalhadores da saúde. Essa fase segue até o dia 10 de maio.
A vacinação da gripe segue paralelamente a da covid-19. Por isso, é importante estar atento aos locais. Além disso, é preciso observar o intervalo mínimo de 14 dias entre um e outro imunizante.
Pouco antes das 10h, Natália Onesco, 19 anos, já estava saindo da UBS Reolon, com o filho Ravi de seis meses. Ele recebeu a primeira dose contra a gripe porque a mãe aposta na prevenção:
— Tudo certo. Vacinado.
Crianças de até dois anos, que vão fazer a vacina pela primeira vez, recebem a dose em duas etapas. A segunda 30 dias após a primeira.
Tatiana Rodrigues Moreira, 39 anos, grávida de 32 semanas, também quis garantir a imunização.
— Não sabia se ia ter muita gente ou não. Aí, já vim no primeiro dia para evitar fila — disse a gestante.
Na UBS Esplanada, a Cláudia Bertuol, 43, levou a filha Isabele Bertuol Rodrigues da Silva, de 4 anos, para atualizar o calendário de vacinação.
— Preferi a segunda-feira porque é o dia que posso ficar com ela em casa e também para proteger contra a gripe — disse Cláudia.
A pequena recebeu as quatro aplicações sem chorar. Depois, contou que a coragem não é apenas na hora de enfrentar a agulha. Ela monta a cavalo sozinha e enche de orgulho a mãe.
O Pietro Binotti Piva, nove meses, recebeu a primeira dose na perninha como ocorre até os dois anos de idade.
— Vi hoje (primeiro dia) por ter menos pessoas e para deixar ele mais protegido nessa época em que as coisas estão complicadas — declarou a mãe do Pietro, Jéssica Martins Binotti, 24.
Em Caxias, o primeiro grupo do público alvo representa 56.422 pessoas. Mas a cidade recebeu apenas 16.360 doses, então, em um primeiro momento, serão priorizados apenas os profissionais da saúde que atuam na chamada linha de frente, em postos e hospitais, por exemplo, porque não há vacinas para todos. Eles serão imunizados nos locais de trabalho. Os demais profissionais serão vacinados à medida que o município receber mais vacinas e deverão aguardar divulgação de datas e locais. A prefeitura não tem uma previsão para chegada de novo lote. Mesmo assim, os grupos seguintes já têm data definida.
A vacina contra a Influenza está disponível em todas as UBSs, com exceção da São Vicente, da Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada que vacinam exclusivamente contra a covid-19.
Vacinação contra a gripe
Quem pode receber:
:: Desta segunda-feira, dia 12, até 10 de maio - Crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e trabalhadores da saúde.
:: Entre 11 de maio e 8 de junho, pessoas com 60 anos ou mais e professores.
:: De 9 de junho a 9 de julho, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Onde se vacinar:
:: Nas UBSs, com exceção da São Vicente, da Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada, que vacinam exclusivamente contra a covid-19.
Horário:
:: Das 8h às 16h.
:: Nas UBSs com horário estendido que são a Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, das 8h às 18h.
O que levar:
:: Para crianças é necessário levar a carteira de vacinação.
:: Gestantes devem apresentar documento com foto, a carteira de gestante, e Cartão SUS (opcional).
:: Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) devem apresentar documento com foto e Cartão SUS (opcional).