Depois de 56 dias internado no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, Aguinaldo Lazaretti, 56 anos, recebeu a visita da cachorrinha Flora. Foi com uma lambida que a pet matou a saudades dele na tarde desta quarta-feira (7), antes de Aguinaldo receber alta. No reencontro, foram muitos aplausos, tanto da equipe do hospital, quanto da mulher Elenara e dos filhos Pedro e João Vitor.
— Não esperava essa surpresa e nem sabia se era possível. Mas quando isso se concretizou e eu vi, parece que deu uma renovada dentro de mim. Era um momento tenso e ela me renovou a esperança. Ver aquele animalzinho que só quer o bem e está sempre nos esperando depois de todo esse tempo — relata Aguinaldo.
Segundo ele, essa atitude deve ser incentivada, pois fez bem para todos os setores do hospital, que se alegraram com a visita. Elenara conta que, além da visita de familiares, Aguinaldo pedia aos médicos para ver a mascote da família, de dois anos, da raça Buldogue Francês.
— É comprovado nos grandes países que esse contato com o animal traz muitos benefícios ao paciente. A gente ficou muito feliz pelo hospital ter proporcionado esse momento de humanização ao paciente.
Aguinaldo foi internado no dia 18 de fevereiro. Ele foi o paciente com alta que mais tempo ficou internado na UTI do São Miguel. Durante o período, teve que passar por duas entubações.
Humanização
A visita foi autorizada após o cumprimento de vários protocolos, incluindo atestado de um médico veterinário. Entre as várias iniciativas da Humanização do Atendimento aos Pacientes durante a internação hospitalar está a visitação controlada de animais de estimação.
Segundo o hospital, o caso era uma internação de longa permanência, na maior parte sem a possibilidade da presença da família. Por isso, foi considerado “de relevante importância o atendimento humanizado para sua plena recuperação”.