O trecho do km 39 da RS-448, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra, estará totalmente liberado para a circulação de veículos a partir das 17h desta sexta-feira (26), segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A estrada está interrompida desde quinta-feira (25), quando obras para aplicação de uma camada de asfalto foram iniciadas no local.
A estrada desmoronou em junho de 2020, após um temporal que atingiu a região. Por conta disso, ficou interditada até 18 de dezembro, quando houve a abertura parcial. Nos meses de janeiro e fevereiro, um veículo por vez conseguia passar no espaço de uma faixa. Segundo o Daer, as obras estão em fase final de execução. Estão concluídas a terraplenagem e drenagem. Faltam a implantação de sarjetas e a sinalização.
A alternativa para o motorista que prefere evitar transtornos é utilizar uma estrada de chão, que passa pelo município de Pinto Bandeira, de Nova Roma do Sul a Farroupilha. O trajeto é de cerca de 10 km a mais que pela RS-448, mas não é indicado para caminhões pesados, por exemplo. Neste caso, o condutor teria que fazer o trajeto via Antônio Prado, aumentando em até 90 km. Há, ainda a possibilidade de utilizar as balsas de Nova Roma que operam até Nova Pádua, Veranópolis ou Flores da Cunha.
Nova Roma foi um dos municípios mais afetados com a falta da estrada.
— O município se desenvolveu em cima da 448. Ficamos seis meses sem, o que nos trouxe vários prejuízos na logística para distribuir nossa produção de frango, suíno e perus, por exemplo. Estamos ansiosos para a conclusão dessa obra com asfalto novo e segurança para o motorista — diz o prefeito Douglas Pasuch (Progressistas).
O prazo contratual para a finalização da obra se encerra em abril. No entanto, o Daer não informa a data específica. O serviço está sob responsabilidade da empresa Rota Terraplenagem e Pavimentação Ltda. ao custo de R$ 1,8 milhão.