Proprietários de quatro bares foram detidos pela fiscalização entre a noite desta sexta-feira (5) e a madrugada deste sábado (6) devido ao descumprimento do decreto de distanciamento controlado em Caxias. Dois estabelecimentos ficam no bairro Sagrada Família e os demais nos bairros Santa Catarina e São Pelegrino. Os nomes dos locais não foram divulgados.
Segundo o gerente da fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, um dos bares do Sagrada Família também foi interditado por não possuir alvará. Os demais foram autuados. Os proprietários responderão por crime contra a saúde pública.
— Eram de 10 a 15 pessoas que estavam em cada um, mas o simples fato de abrir já configura descumprimento — explica Lazzarotto.
Desde o agravamento da pandemia e a adoção de bandeira preta no distanciamento controlado, a fiscalização tem atuado de forma mais intensa em Caxias. As equipes circulam pela cidade em todos os turnos. Na manhã deste sábado, por exemplo, houve verificação no comércio. Já à tarde, fiscais da Secretaria Municipal do meio Ambiente (Semma) farão rondas no parques, onde a permanência está proibida. Novas ações em bares estão previstas para a noite e a madrugada. As fiscalizações contam com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, além de outros órgãos municipais.
A fiscalização de supermercados, proibidos de vender itens não alimentícios, está a cargo da Vigilância Sanitária. Às 14h25min o diretor técnico órgão, Rodrigo Zardo, informou que a inspeção ainda não havia sido concluída, no entanto, adiantou que houve a autuação a um proprietário de estabelecimento no bairro São José por não controlar o acesso ao local.