A primeira semana de março confirmou o medo e a preocupação de todas as autoridades com a disparada dos casos de coronavírus e, consequentemente, das hospitalizações. Em cinco dias, o levantamento do Pioneiro junto a 65 prefeituras do nordeste gaúcho confirmou 103 mortes relacionadas com a covid-19. O número é tão expressivo que supera a marca mensal registrada em cinco oportunidades de 2020. A letalidade é altíssima e se não arrefecer nas próximas semanas – a tendência que isso ainda leve mais de 10 dias para ocorrer –, será a pior marca da pandemia.
Somente na sexta-feira (5), foram confirmadas 30 mortes na região. Esse é o recorde de registros em 12 meses, mas nem todos ocorreram em 24 horas. Ainda existem óbitos que dependiam de confirmações por exames e são confirmados ao longo da semana, isso explica em partes o que está ocorrendo. No entanto, a maioria tem relação com o avanço do contágio nos últimos dias.
Caxias informou nove mortes na sexta, sendo seis homens e três mulheres, com idades entre 50 e 95 anos. Outra cidade com aumento de vítimas é Canela, com mais quatro óbitos. Entre elas, o de uma mulher de 95 anos que residia em uma casa asilar, instituição que perdeu 15 moradores num surto.
Bento Gonçalves também confirmou mais cinco vidas perdidas. Entre elas, a de um homem com 64 anos que havia falecido em dezembro, mas o Estado só encerrou a notificação agora. Garibaldi, Lagoa Vermelha, Casca, Carlos Barbosa, São Francisco de Paula, Gramado, Bom Princípio, Garibaldi, Veranópolis e São Marcos também confirmaram mortes na sexta.