Os pacientes com síndrome gripal e suspeitos de covid-19 voltam a ser atendidos no interior da UPA Central e não mais na tenda instalada em frente ao prédio, na Rua Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A mudança foi possível por causa do suporte dado pela UBS São Vicente, que se tornou um centro de referência para atendimentos de síndromes respiratórias leves.
A alteração na UPA Central foi realizada na tarde desta quinta-feira (25) e a mesma equipe de saúde segue trabalhando no interior do prédio. A estrutura, no entanto, segue montada e poderá voltar a ser utilizada em caso de necessidade, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.
Centro de referência para a covid-19
O atendimento na UBS São Vicente é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 20h e, aos sábados, das 8h às 20h. Os pacientes passam por triagem e consulta, com oferta de testagem rápida conforme o quadro de saúde no momento do atendimento.
Nos nove primeiros dias, a UBS São Vicente realizou 741 consultas e 295 testes rápidos . Destes testes, 121 foram positivos para covid-19 e 174 negativos. Além disso, também foram realizados 1.305 procedimentos, tanto de sinais vitais (pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação) como administração de medicamento, oxigenoterapia e acolhimento.
Todas as UBSs do município seguem atendendo também casos de síndrome gripal leve, inclusive com oferta de testes rápidos. Devem procurar a UBS São Vicente somente pessoas com sintomas de síndrome gripal, ou seja, quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, secreção nasal, perda de paladar ou olfato e diarreia. Em idosos observa-se também desmaios, sonolência excessiva, confusão mental e fraqueza.